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Refrigerante Xereta leva humor às redes sociais

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Após engajar mais de 33 mil seguidores na fanpage do Facebook, a Xereta, marca de refrigerante da indústria paulista Refrix, lança sua página do Instagram para divulgar as novidades e se conectar cada vez mais com o público-alvo de maneira divertida e despojada. A ação é parte do plano de comunicação de mídia social da marca para estreitar o relacionamento com os consumidores.

O Instagram @xeretarefrioficial usa memes, o humor dos quadrinhos e linguagem despojada da Web, que já fazem sucesso na página do Facebook, para interagir com internautas jovens. Mas para engajar um número cada vez maior de seguidores na rede social, a página traz postagens exclusivas, diferentes das que são publicadas na fanpage.

A proposta do Instagram é ampliar as possibilidades de se comunicar com o público-alvo, segundo Fabio Mouro, gerente de marketing da Refrix. “A experiência com a fanpage tem sido extremamente eficaz para atingir o público mais jovem, com o qual a Xereta não conseguia dialogar há muito tempo. Estamos usando essa mesma fórmula de comunicação, com pegada de humor e o poder de engajamento e a popularidade do Instagram para aumentar a visibilidade à marca”.

Quebrando paradigma

A ideia de criar uma estratégia de comunicação diferenciada para as redes sociais foi inspirada nos comentários dos próprios seguidores. “Entendemos que a propaganda comum, com linguagem estruturada e formal, pode ser muito chata, principalmente em redes sociais. Temos que lembrar que as pessoas gostam de conversar com pessoas e estão na rede para buscar entretenimento e informação. Conteúdos chatos, monótonos, do tipo ‘compre meu refri porque sim’, estão perdendo espaço”, comenta Mouro.

“Tivemos vários posts que repercutiram muito e tiveram um grande alcance de seguidores. Vemos em muitos comentários gerados por memes a intenção de compra dos produtos”, afirma o executivo.

Segundo Fabio Mouro, o próximo passo é apresentar propostas aos seguidores das redes sociais para sair do mundo virtual para o real. “A intenção é desenvolver ações para criarmos elos ainda mais fortes entre a marca e seus consumidores”.

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