Para Faber-Castell, varejo alimentar é importante na venda de itens escolares

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O gasto nacional com material escolar e artigos de papelaria deve atingir R$ 6,8 bilhões até o final deste ano, representando aumento de 11% em relação a 2012. Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, o consumo per capita desses produtos será, em média de R$ 41,54, ante R$ 37,62 no ano passado. Entre os meses de outubro a fevereiro, período em que os pais fazem compras para a época de Volta às Aulas, os pontos de venda se preparam para as vendas de novidades e produtos mais procurados pelos consumidores, como cadernos, canetas, lápis, estojos, mochilas e pastas. “É importante que o canal crie espaços específicos para a exposição de cada categoria de produtos. Eles devem ser bem sinalizados e organizados de forma a auxiliar os consumidores a localizar facilmente os produtos que necessitam. A correta utilização dos materiais promocionais e de ponto de venda desenvolvidos pelos fornecedores também é muito importante para auxiliar os consumidores na escolha dos produtos e fomentar as vendas” explica Elaine Mandado, gerente de Comunicação Corporativa da Faber-Castell.

1) Levando em consideração a praticidade de adquirir tudo em um único lugar, a compra de itens de papelaria no varejo alimentar é uma tendência?
Quando uma empresa está presente nos mais diversos pontos de venda, faz com que seus produtos tenham contato direto com os consumidores em várias ocasiões e mostra que tem uma ampla variedade de produtos. A cada ano, os supermercados têm ampliado sua linha de papelaria, ganhando importância no momento da compra destes artigos. As grandes redes aumentaram o sortimento dessa categoria de produtos e conquistaram cada vez mais clientes com facilidades de pagamento e oferecendo uma série outros benefícios ao consumidor.

2) Quais são as dicas para o varejista na hora de expor?
Primeiro, é importante passar credibilidade ao consumidor, já que este precisa sentir-se seguro, sabendo que irá encontrar tudo o que precisar naquele ponto de venda. Em segundo lugar, oferecer um amplo mix de produtos que atende às mais diversas necessidades do cliente e apostar na exposição destes itens, criando espaços específicos para produtos de papelaria, com sinalização e organização. Para completar, o varejo precisa explorar os materiais promocionais desenvolvidos pelos fornecedores, dando mais destaque a novidades e lançamentos deste setor.

3) Como o varejo alimentar pode atrair o consumidor nas compras de itens escolares e de papelaria?
É importante explorar todos os diferenciais no PDV. Durante a sazonalidade, no período de Volta às Aulas, por exemplo, o varejista deve destinar as áreas nobres da sua loja para esses produtos. Como este canal de vendas também se destaca pela compra por impulso, ou seja, o consumidor vai com o propósito de adquirir algo específico e acaba levando muitos outros itens, expor os produtos da categoria de papelaria em locais visíveis é uma opção para incentivar a compra fora do período.  A Faber-Castell produz vários materiais de PDV para divulgar e aumentar a visibilidade das nossas linhas de produtos, procurando explorar ao máximo o ponto de venda, desde papelarias até o autosserviço.

4) O que não pode faltar no mercado de bairro?
Não pode faltar produtos de papelaria para o dia a dia, como o EcoLápis grafite, canetas Trilux, canetas esferográficas da linha Grip, lapiseiras, marcadores, borrachas e apontadores.

5) Qual linha da Faber-Castell é mais vendida? Em qual época?
Produtos escolares ainda têm muita força, mas os instrumentos de escrita são comercializados durante todo o ano. Por isso, é fundamental ter um mix de itens básicos, complementado por produtos de valor agregado, para abastecer o varejo e atender a demanda dos consumidores também fora da sazonalidade.

6) Quantos produtos da companhia costumam preencher as prateleiras do setor de papelaria no varejo alimentar?
A Faber-Castell acredita que todos os canais são muito importantes, pois cada um deles tem o seu público específico. Estar presente nos mais diversos pontos de venda faz com que a empresa mantenha contato com os consumidores em diversas ocasiões e mostre que tem uma ampla variedade de produtos, para as mais diversas finalidades. Ano a ano os supermercados, por exemplo, têm ampliado sua linha de papelaria e ganharam importância na compra da lista escolar além de ser ponto de venda para aquele consumidor que procura comodidade e conveniência. Como falado anteriormente, cada vez mais os supermercados estão ampliando a oferta de produtos que fogem da cesta básica. Em geral, eles já oferecem os produtos básicos da linha escolar da Faber-Castell como EcoLápis de cor, grafite, giz de cera, canetinhas, entre outros. Mas há oportunidade de ampliar esse mix com canetas, lapiseiras, marca texto, marcadores em geral, entre outros, muito utilizados durante o ano todo e não somente no volta às aulas.

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