Pagamentos a prazo representam 58% das vendas de carros

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Nos três primeiros meses do ano, pagamentos a prazo representaram 58% do total das vendas de automóveis e de veículos comerciais leves, segundo dados da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). O CDC foi a modalidade mais utilizada pelos consumidores, representando 51% das aquisições no período, seguido pelo consórcio (5%) e leasing (2%). As vendas à vista atingiram 42%, o maior nível desde o início da série histórica.

Para caminhões e ônibus, a representatividade das vendas a prazo foi de 85%. Como de costume, o Finame representa a maior parte das operações com 64%. O CDC vem em seguida com 18%. Em terceiro está a opção de consórcio, com 2%. O leasing teve apenas 1% de adesão. Apesar do Finame ser o tipo de operação mais buscada, vale destacar que a modalidade atingiu o menor patamar desde 2009, ano em que o PSI Finame foi lançado pelo governo federal. Entre 2014 e o primeiro trimestre de 2016, os veículos comerciais adquiridos via Finame caíram 10 pontos percentuais, caindo de 74% para os atuais 64%.

A retração do Finame, que chegou ao nível de sete anos atrás, é reflexo da conjuntura política e, principalmente, econômica que temos acompanhado diariamente. “O consumidor efetua compras por meio de três grandes drivers: confiança, renda e crédito; elementos que vêm se degradando bastante. Isso tende a impactar na indústria como um todo e também no volume de vendas”, avalia o presidente da ANEF, Gilson Carvalho.

Já no setor de motocicletas, o consórcio vem se mantendo estável nos últimos anos e, nos primeiros três meses de 2016, representou 36% das vendas. Também de forma consistente, 30% das motos vendidas equivalem ao CDC, enquanto as vendas à vista registraram 34%.

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