Mondelez eleva em 40% a produtividade de suas operações na América Latina

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Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a Mondelez International (antiga Kraft Foods), possui operações em grande parte da América Latina e conta com mais de 20 mil profissionais distribuídos na região. Dentro deste panorama, para se tornar mais dinâmica e competitiva, a empresa sentiu a necessidade de alinhar a comunicação entre as suas unidades de negócio de acordo com as particularidades de cada uma.

O programa de reformulação da força de vendas da Mondelez International teve início em 2010 e envolvia a busca por ferramentas tecnológicas adequadas para aprimorar a performance em campo, assim como prover melhorias na execução das estratégias de venda, que fossem capazes de suportar uma variedade de processos que vão desde o BackOffice até a execução no PDV.

A empresa buscava uma solução capaz de oferecer aprimoramento na gestão dos processos regionais e locais, que precisavam de padronização. Para isto, houve um processo para avaliar mais de vinte provedores da América Latina. “Optamos pela empresa que atendeu os requisitos de negócio. A MC1 demonstrou a experiência necessária, além de contar com uma solução robusta, que melhor se adéqua às nossas estratégias para consolidar nossas informações com alta disponibilidade, fazendo com que a força de vendas caminhasse de acordo com a velocidade do negócio. Outros fatores decisivos na seleção foram o foco no resultado, experiência e know-how nos processos de vendas e trade-marketing”, diz Fábio Cipriani, Latin America Sales, Marketing & BI IS Director da Mondelez International.

O projeto foi desenhado em conjunto entre as companhias, para analisar e dimensionar os tipos de equipamentos a serem implantados de forma adequada. O modelo de contrato de adotado foi 100% Cloud (SaaS + PaaS + IaaS + EaaS), para oferecer maior transparência e flexibilidade, além de reduzir custos com datacenter e maior tempo de resposta ao time-to-market. As soluções adotadas foram: Pré-venda (SD), Pronta-entrega (DSD) e Merchandising.“O projeto da Mondelez International é um dos maiores já realizados pela MC1 em força de vendas. Isto demonstra que estamos na vanguarda no oferecimento de tecnologia de mobilidade em nuvem, agregando valor ao negócio de nossos clientes, com soluções flexíveis e gerando o real retorno do investimento”, diz Michael Mujica, Diretor Comercial da MC1.

O retorno obtido foi a automatização de cerca de 70% das rotas de vendas, com previsão de finalização em 2015 para o restante. Adicionalmente, houve um ganho de aproximadamente 40% na produtividade das operações automatizadas.

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