Mercado de alimentação saudável segue com potencial de crescimento no Brasil

0 4.188

Mesmo em meio à crise que o país enfrenta, um segmento que continua se destacando e crescendo no mercado é o de alimentos com apelo mais saudável, conforme atesta o estudo Alimentação Saudável – Tendências 2016, realizado pela Mintel, fornecedora global de pesquisa de mercado. Para se ter uma ideia, 76% dos brasileiros afirmaram que buscam ter uma alimentação saudável.

O levantamento ainda constatou que 88% dos respondentes preferem consumir alimentos já fortificados com vitaminas a tomar suplemento e que 83% não acham difícil fazer substituições saudáveis em relação a alimentação. Além disso, dos entrevistados, apenas 2% responderam que não possuem interesse em ingerir alimentos que ofereçam algum benefício, como, por exemplo, melhora do desempenho mental, fornecimento de energia e redução do stress. A pesquisa contou com a participação de 1500 pessoas com mais de 16 anos, oriundas das cinco regiões do país e de todos os grupos socioeconômicos.

Diante de tal cenário, a Superbom, empresa especializada na fabricação de produtos saudáveis e com mais de 90 anos de atuação, segue investindo forte em itens voltados para alimentação saudável, como opções isentas de glúten, lactose, corantes e aromatizante artificiais,além de menos gordura, açúcar, sódio, entre outros.  A aposta da companhia, que encerrou 2016 com aumento de 7,3% no faturamento, é que a demanda mais alta por esse tipo de produto não seja passageira, já produtos com apelo de saudabilidade têm menos exposição aos deslizes da economia. Para 2017, a empresa irá investir R$ 5 milhões no desenvolvimento de novos produtos.

“A crise impacta os negócios, mas o mercado de produtos saudáveis é bem menos suscetível a restrição de valores, uma vez que o consumidor continua disposto a pagar um valor mais alto pelo produto. Ele sente a diferença que faz na saúde e qualidade de vida. Por conta disso, nosso segmento acaba sofrendo menos em relação ao setor de alimentos convencionais”, afirma David Oliveira, gerente de marketing da Superbom.

Segundo Oliveira, atualmente, o brasileiro está empenhado em procurar mais informações sobre produtos e alimentação saudável, o que pode contribuir para a expansão do mercado em que a Superbom atua. “Os brasileiros já perceberam que a alimentação saudável contribui não somente para a perda de peso, mas também para a manutenção da saúde física e mental. Quem adere a esse estilo de vida dificilmente volta atrás, o que comprova que o movimento do mercado de saudabilidade não é uma moda passageira e sim uma tendência irreversível”, explica o executivo.

Ainda segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros entrevistados têm interesse em inovações que entreguem alívio do estresse e 23% dizem ter interesse em produtos que melhorem o humor. Além disso, 34% dizem estar interessados em produtos que melhorem a agilidade mental.

“Os dados comprovam que os hábitos de alimentação no Brasil estão mudando e os consumidores, cada vez mais, definem o que vão ingerir pensando se a opção leva  a um estilo de vida mais saudável.  A estética é valorizada, porém, com a correria diária, o foco também está na procura por produtos que consigam contribuir com o funcionamento da mente e do corpo como um todo”, conclui Oliveira.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.