Marcas locais se destacam na cesta de compras da América Latina

0 2.154

As marcas locais de FMCG (Fast-MovingConsumerGoods, ou bens de grande consumo) ganharam um impulso no ranking que lista as dez mais escolhidas na América Latina, de acordo último relatório Brand Footprint da Kantar Worldpanel. As marcas locais são prevalentes na América Latina e correspondem a 46% das mais escolhidas na região, ganhando 1,1 pontos de share versus 2015. No Brasil, por exemplo, as marcas Ypê (limpeza), Italac (lácteos) e Itambé (lácteos) são locais.

Os laticínios também tiveram representatividade no ranking – A indústria láctea representa 20% do top 10 de marcas mais escolhidas na América Latina. A chilena Soprole, por exemplo, número dois no ranking do país, teve aumento de 6,1 pontos no Consumer Reach Points, enquanto a penetração da Yakult, no México, cresceu 9 pontos – fazendo a marca subir 12 posições.

No entanto, apesar da crescente demanda por marcar locais, a gigante global Coca-Cola ainda reina na América Latina, marcando presença no ranking de todos os países latino-americanos, exceto pelo Peru, e ocupando a liderança em países como Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e México.

“Apesar da volatilidade econômica experimentada pela América Latina em 2016, várias marcas registraram crescimento de dois dígitos. A maioria delas eram marcas locais ou regionais. Muitas das marcas que tiveram bom desempenho frente a 2015 apresentam uma boa relação custo x benefício. Por outro lado, com o bolso apertado, caso o lar não perceba claramente o valor do produto, acaba optando por marcas de baixo preço”, analisa Patrícia Beber, Country Manager Brasil na Kantar Worldpanel.

O estudo anual Brand Footprint da KantarWorlpdanel se baseia na medição de 73% da população mundial; um total um bilhão de lares em 43 países em 5 continentes, cobrindo o 75% do PIB mundial. Como parte do estudo, a Kantar Worldpanel audita 200 categorias de consumo massivo ao redor do mundo para as categorias de alimentos, bebidas, saúde e beleza e cuidados com o lar.

O relatório Brand Footprint analisa mais de 300 bilhões de decisões reais de compradores em 1 bilhão de lares e 44 países. É destacada de outros rankings da marca por fornecer informações sobre o comportamento do consumidor real, em vez de atitude.

O Consumer Reach Points (ou CRP) constitui a base da classificação. Uma métrica inovadora que mede quantas famílias em todo o mundo estão comprando uma marca (penetração) e quantas vezes (frequência), fornecendo uma verdadeira representação da escolha do cliente.

Para acessar os rankings globais, regionais, de países e de setores, e um índice completo das marcas incluídas no Top 50 global, visite www.kantarworldpanel.com/brand-footprint-ranking.

Top 10 Marcas na América Latina

 

Argentina
1Coca-Cola
2La Serenisima
3Sancor
4Knorr
5Ala
6Yogurisimo
7Natura
8Marolio
9Ilolay
10Arcor
Bolívia
1Pil
2Coca-Cola
3Kris
4Omo
5Delizia
6Scott
7Doña Gusta
8Mabel’s
9Nacional
10Sunsilk/Sedal/Seda
Brasil
1Coca-Cola
2Ypê
3Tang
4Colgate
5Sadia
6Italac
7Qualy
8Omo
9Itambé
10Soya
CAM
1Coca-Cola
2Maggi
3Pepsi
4Colgate
5Natura’s (Unilever)
6Sula
7Malher
8Suavitel
9Dos Pinos
10Tang
Chile
1Coca-Cola
2Soprole
3Colun
4San Jorge
5Nestlé
6Maggi
7Carozzi
8Watt’s
9Ballerina
10Lucchetti
Colômbia
1Colanta
2Alquería
3Coca-Cola
4Arroz Diana
5Alpina
6Colgate
7Maggi
8Familia
9Fruco
10Saltin Noel
 
Equador
1Maggi
2Coca-Cola
3Vita
4Toni
5Nutri
6La Favorita
7Deja
8Colgate
9Lenutrit
10Familia
México
1Coca-Cola
2Lala
3Bimbo
4Nutrileche
5La Moderna
6Alpura
7Pepsi
8Nescafé
9Knorr
10La Costeña
Peru
1Gloria
2Ajinomoto
3Elite
4Inca Kola
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.