Marca sueca cria brinquedos que quebram estereótipos

0 60

A rede sueca de brinquedos Top-Toy, licenciada da marca americana Toys “R” Us, tem conquistado visibilidade internacional graças a uma série de iniciativas simples, mas inovadoras: criar anúncios neutros de brinquedos, que não determinam aquilo com o que meninos e meninas devem brincar.

Em seu catálogo de produtos, a rede jogou fora a divisão de gêneros. Garotos aparecem brincando tanto de cabeleireiro e afazeres domésticos quanto de carrinho. As meninas são mostradas tanto ao lado de bonecas quanto lutando contra dragões e jogando videogame.

Além das peças publicitárias, as lojas da marca foram reformadas para misturar os conceitos, e os funcionários, treinados para não limitar suas ideias na hora de vender os brinquedos. “As crianças não nascem codificadas para associar azul para meninos e rosa para as meninas – elas devem ser livres para escolher o que querem para brincar,” disse Jan Nyberg, diretor de vendas da Top-Toy na Suécia, em entrevista ao jornal The Guardian.

Ao Guardian, uma mãe deu depoimento apoiando a iniciativa. “É muito difícil para mim encontrar algo para a minha filha. Eu não gosto de brinquedos cor-de-rosa e princesas, e fico feliz que eles tenham ampliado a oferta”, afirmou. 

A ação da Top-Toy gerou tanto barulho (positivo em sua maioria, desconfiado às vezes) que a matriz Toys “R” Us decidiu publicar outros catálogos de brinquedos com “neutralidade de gênero” em mais países, como Finlândia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e França.  Em setembro de 2013, a rede afirmou que deixaria de classificar os produtos com as etiquetas “para meninos” e “para meninas”. 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.