Leão Alimentos e Bebidas reforça rede de abastecimento no Nordeste

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Rodrigo Mansur, diretor-comercial da Leão Alimentos e Bebidas

Há muitas oportunidades na cesta de bebidas não alcoólicas. É o que garante a Leão Alimentos e Bebidas, fabricante da marca Matte Leão, ao expandir sua atuação nos comércios do Norte e do Nordeste. Para alcançar o varejo de vizinhança, modelo predominante nessas regiões, a empresa fechou recentemente parceria com 17 distribuidores e pretende trabalhar com muito empenho a linha do refresco em pó Mais nos próximos meses. “Ampliamos constantemente nossos canais, reforçando a nossa rede de abastecimento e aumentando cada vez mais o nosso alcance”, explica Rodrigo Mansur, diretor-comercial da companhia. Outra novidade apresentada aos fãs da Leão é a linha Fuze Senses, com opções premium de infusões. “Assim como também acontece em outras categorias, estamos vivendo o momento da gourmetização dos chás”, salienta o executivo. A empresa também avança na categoria de cafés, indicando novas possibilidades para o canal indireto.

O que você pode nos dizer sobre o market-share de suas principais marcas nos lares brasileiros? Com mais de 200 produtos de marcas consagradas, como Del Valle, Matte Leão e Leão Fuze, não negamos nossa posição de destaque no setor. Especificamente no mercado de chás para infusão, temos em nosso portfólio marcas líderes, a começar pelo Matte Leão, que pode ser considerado sinônimo da categoria. Tanto que nossas caixinhas de cor alaranjada se destacam como o principal sinal de identificação nos pontos de venda para localizar os chás disponíveis.

Como a empresa traça sua estratégia comercial? Como uma empresa de bens de consumo e líder de categoria, estamos 100% do tempo atentos ao mercado, em especial, às expectativas de nossos consumidores. Independentemente de termos uma estratégia traçada e que vem se mostrando vencedora até aqui, a atenção à demanda dos consumidores e os ajustes dos nossos planos também fazem parte da estratégia.

Qual é a importância do setor atacadista distribuidor para a empresa? Nossos produtos estão disponíveis praticamente em 100% de todo o território nacional e nos mais variados pontos de venda, dos maiores aos micros. Por isso, o setor atacadista distribuidor desempenha um papel essencial para assegurar que nossos produtos estejam disponíveis ao maior  volume possível de pessoas. Como mencionamos, somos sinônimo de categoria e não podemos decepcionar nossos consumidores. Nesse sentido, o setor atacadista é um parceiro especial para que essa entrega aconteça, uma dinâmica ganha-ganha-ganha: consumidores que têm seu produto preferido disponível, atacadistas que, graças à procura do produto, abrem muitas oportunidades de negócios, e nós como indústria, que podemos prosseguir com a nossa estratégia de entregar o melhor chá a milhões de brasileiros.

Quais são os próximos passos da companhia? Nosso objetivo é atender à maior variedade de consumidores que desejam manter ou introduzir o consumo de chás em sua rotina ou mesmo usá-los para momentos especiais. Como também acontece em outras categorias, vivemos o momento da gourmetização dos chás. A experiência das casas de chá ganha destaque, e o consumidor tende a valorizar as opções que oferecem naturalidade e sabor. Por isso, estamos investindo em blends e formatos premium. Tanto que lançamos recentemente a linha Leão Fuze Senses.

O que você pensa da busca pelo consumidor por produtos mais naturais? Hoje, o consumidor está mais bem informado e procura por bebidas com menos açúcar e mais atributos nutricionais e funcionais, estimulando as indústrias a desenvolverem novos produtos. Os chás Leão são voltados para quem procura praticidade sem abrir mão de uma bebida leve e saudável. O consumidor tem percebido melhor o valor da bebida e, por isso, o mercado está crescendo. Ao mesmo tempo, precisamos nos lembrar de que o chá é um produto de tíquete baixo, o que nos ajuda a ser fornecedores que oferecem a proposta de fácil acesso a todos. Também é importante ressaltar que a Del Valle Néctar passou por uma reformulação em 2015. Hoje, a linha tem, em média, 40% de suco de fruta e seu próprio sabor, e o uso do suco de maçã na receita como complemento para adoçar, entregando a mesma doçura com menos açúcar e mais valor nutricional. Essa inovação possibilitou a redução, em média, de 23% da quantidade de açúcar em relação à fórmula anterior.

Como a empresa tem elaborado a tabela de preços para seus produtos? Constatamos que a linha de chás para infusão e/ou dissolução (linha seca) tem avançado entre os hábitos de consumo dos brasileiros. Até mesmo em um momento de retração econômica e queda no varejo e da cesta básica, registramos bons resultados em 2016, tanto em volume como em valor nas vendas de produtos de chás para infusão, em comparação com 2015. Também notamos que, neste ano, o mercado está mais consolidado do que no ano passado. Diante desse contexto, temos mantido a estratégia de preços de acordo com o posicionamento  de cada produto.

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