Segundo a edição de 2019 do relatório Brand Footprint da Kantar, existem 17 marcas globais de produtos de consumo massivo (FMCG) que são escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes ao ano, e 14 marcas locais de FMCG que estão neste exclusivo ‘clube de bilionários’.
Marcas globais
Os rankings do relatório Brand Footprint mensuram quais marcas estão sendo compradas por mais consumidores e com maior frequência. Globalmente, Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, eleita nas prateleiras 5,9 bilhões de vezes em um ano.
Colgate e Maggi mantiveram suas posições no ranking, também sendo as marcas mais escolhidas do mundo em produtos de cuidados pessoais e alimentos.
Aliás, Colgate continua sendo a única marca escolhida por mais da metade da população mundial — estando presente em 6 de cada 10 (60,5%) domicílios globalmente, enquanto Maggi manteve seu forte desempenho, com a escolha dos consumidores aumentando 7% e consolidando seu lugar como a 3ª marca mais escolhida no mundo.
Vim foi a marca global de mais rápido crescimento entre as 50 maiores — com um aumento de 10% na escolha dos consumidores, o que a fez subir sete colocações nos rankings e a entrar no ‘clube de bilionários’ na 16ª posição globalmente.
A marca Kinder, da Ferrero, também subiu sete degraus no ranking, conquistando 18,5 milhões de domicílios em um ano.Brooke Bond, Dettol e Doritos foram as outras marcas no grupo dos 5 maiores ganhos globais em penetração[1] e, por sua vez, tiveram uma ascensão em suas posições no ranking global de 2018.
Marcas locais e marcas globais
O estudo também mostra que marcas locais cresceram em 2018, já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores contra 35,2% das globais; um ganho de participação de 0,3% –que é uma desaceleração em comparação ao aumento de 0,5% em 2017.
A maior conquista para marcas locais foi em cuidados pessoais, pois conseguiram aumentar em +0,7% o número de vezes que os consumidores as escolheram. Apesar das marcas locais continuarem aganhar participação, fabricantes globais como a Unilever demonstraram comogahar localmente, adaptando seus produtos às necessidades regionais, com marcas como Wheel e Surf Excel, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus no setor de cuidados pessoais.
Brand Footprint revela ainda que para marcas globais é imperativo vencer em seu maior mercado — entre as 50 maiores marcas que cresceram em seu mercado número 1, 82% o fizeram de forma geral, enquanto aquelas que não amplificaram os ganhos em seu mercado prioritário, 91% declinaram.
As 17 marcas bilionárias no ranking global de marcas de consumo massivo revelado pelo relatório Brand Footprint
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points – milhões) |
1 | Coca-Cola | 41,9% | 12,3 | 5.965 |
2 | Colgate | 60,5% | 5,5 | 3.872 |
3 | Maggi | 31,2% | 7,5 | 2.698 |
4 | Lifebuoy | 26,3% | 7,5 | 2.297 |
5 | Lay’s | 29,6% | 6,6 | 2.247 |
6 | Pepsi | 22,7% | 7,6 | 2.001 |
7 | Nescafé | 22,7% | 7,5 | 1.958 |
8 | Dove | 37,1% | 4,3 | 1.833 |
9 | Sunsilk/Sedal/Seda | 23,5% | 6,7 | 1.821 |
10 | Indomie | 4,7% | 33,1 | 1.782 |
11 | Knorr | 27,4% | 5,5 | 1.757 |
12 | Lux | 30,4% | 4,1 | 1.428 |
13 | Sunlight | 11,3% | 10,3 | 1.355 |
14 | Downy | 13,7% | 8,3 | 1.316 |
15 | Nestlé | 25,0% | 4,5 | 1.299 |
16 | Vim | 16,7% | 5,4 | 1.041 |
17 | Sprite | 24,8% | 3,6 | 1.037 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
As 14 marcas bilionárias no ranking de marcas locais de consumo massivo revelado pelo relatório Brand Footprint
Marca | País | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[– milhões) |
Parle | Índia | 74,4% | 25,1 | 5.314 |
Amul | Índia | 18,8% | 73,4 | 3.968 |
Clinic Plus | Índia | 82,4% | 14,4 | 3.377 |
Britannia | Índia | 65,9% | 17,0 | 3.204 |
Aavin | Índia | 4,6% | 178,2 | 2.317 |
Ghadi | Índia | 46,1% | 16,5 | 2.180 |
Nandini | Índia | 4,3% | 168,1 | 2.073 |
TaTa | Índia | 71,7% | 9,0 | 1.908 |
Wheel | Índia | 56,4% | 8,9 | 1.427 |
Yili | China | 90,9% | 7,5 | 1.275 |
Milma | Índia | 2,6% | 163,0 | 1.229 |
Vijaya | Índia | 3,2% | 121,9 | 1.127 |
Surf Excel | Índia | 54,0% | 6,9 | 1.059 |
Mengniu | China | 88,1% | 6,5 | 1.053 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar
Participação de mercado das marcas globais e locais
| 2017 | 2018 | |||
| Marcas globais | Marcas locais | Marcas globais | Marcas locais | |
Total FMCG | 35,5% | 64,5% | 35,2% | 64,8% | |
Alimentos | 28,0% | 72,0% | 27,7% | 72,3% | |
Bebidas | 39,5% | 60,5% | 39,5% | 60,5% | |
Laticínios | 19,8% | 80,2% | 19,4% | 80,6% | |
Beleza & Cuidados Pessoais | 61,4% | 38,6% | 60,7% | 39,3% | |
Cuidados com o lar | 47,4% | 52,6% | 47,3% | 52,7% |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar
Josep Montserrat, CEO da Divisão Worldpanel, Kantar, explicou: “As marcas globais de consumo massivo têm grandes oportunidades para crescer considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais. As marcas que conseguirem responder ao desafio com agilidade continuarão a conquistar crescimento”.