Indústrias regionais serão prejudicadas com a Copa

0 74

Os pequenos produtores regionais de bebidas devem ficar de fora da Copa do Mundo, segundo informação da Associação Brasileira de Refrigerantes (Afrebras). Para a Associação, o governo cede espaço para as grandes corporações e prejudica os pequenos e médios produtores de bebidas, que não poderão vender seus produtos nas arenas. 

De acordo com o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros, a Copa do Mundo e outros eventos culturais, sociais e esportivos representam uma excelente oportunidade para apresentar ao mundo as características e os produtos de cada região do Brasil. Além disso, acredita que os impostos prejudica os pequenos produtores

“Devido a medida recente do governo o setor de bebidas terá um aumento percentual de 30%.  Hoje as pequenas indústrias têm impostos fixados absurdos. Como se  não bastasse essa realidade, elas são impedidas, por conta de acordos entre o governo e as multinacionais, de conquistar espaço nos mercados, restaurantes, shows e eventos em geral”, afirma o presidente. 

Bebidas

Alguns estados possuem bebidas tradicionais que poderiam ser comercializadas na Copa. É o caso de Brasília, uma das cidades-sede da Copa, há o refrigerante Cerradinho, no mercado desde 2002, nos sabores guaraná, laranja, cola, uva e limão. Em Belo Horizonte são comercializados os produtos da Taça de Cristal, Jota Efe e Cibal.

Em São Paulo, há o Refrigerante Piracaia, o Chope Kalena, a Cervejaria Colorado e diversas pequenas indústrias. Por sua vez, em Fortaleza, é possível encontrar as bebidas da Mais Sabor e assim sucessivamente.  

“Se o governo brasileiro possibilitasse a competitividade de maneira igualitária, haveria espaço suficiente para cada Estado mostrar suas características com bebidas e alimentos, os fatores mais importantes na história humana, bem como sua produção, distribuição e consumo”, diz Bairros.  

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.