Exclusivo: Varejo brasileiro na mira da Absolut

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O Brasil pode não ser um dos maiores mercados da Pernod Ricard atualmente, mas uma coisa é certa: está a caminho de se tornar um deles!  

Com forte presença em 70 Países, a empresa francesa se apoia em três pilares para desenvolver seu portfólio no Brasil. A fabricante das famosas marcas Absolut, Chivas e Orloff, pretende levar suas marcas para a mídia digital, aumentar o nível de criatividade de suas campanhas e, principalmente, reforçar seu relacionamento com o varejo. “O segmento mais dinâmico é o de vodka. Absolut é um ícone em nosso portfólio e, por conta disso, temos muito a fazer com nossos clientes varejistas. Vão nos ajudar a desenvolver a categoria”, explica Colin Kavanagh, diretor de marketing da Pernod Ricard Brasil.

Como está a operação da companhia no Brasil?
Em um momento interessante. O consumo no Brasil está se desenvolvendo nos últimos anos. No mercado de bebidas alcoólicas, de acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Nielsen, há uma queda na consumação. Porém, por ter um portfólio rico de marcas importantes nas categorias de vodca e whisky, a Pernod Ricard encontra grandes oportunidades no cenário nacional para desenvolver seus negócios.

Qual bebida o brasileiro quer consumir hoje?
Se dúvidas é o whisky. A categoria de destilados é muito importante e tem desempenhado bons resultados na linha premium. Os brasileiros estão consumindo marcas mais caras e, aproveitando essa tendência, as marcas Chivas, Ballantines e a recém lançada Jameson são apresentadas com grandes oportunidades nesse mercado.

E a vodka?
É o segmento mais dinâmico. Absolut é considerada uma bebida premium também, um ícone em nosso portfólio. A marca é querida pelos brasileiros e apresenta um crescimento de duplo dígito. Hoje, a marca detém 17% desse mercado. Temos muito a fazer com nossos clientes varejistas. Vão nos ajudar a desenvolver a categoria. 

Como a empresa se comunica com o consumidor?
Estamos testando varias novidades, acredito nas oportunidades do mundo digital com nossas marcas. Queremos desenvolver mais parcerias com os varejistas para trabalhar nesse movimento. Posso dizer que o brasileiro gosta das redes sociais e gosta de inovação e engajamento das companhias. Precisamos trabalhar essa tendência em conjunto com o varejo.

Qual é o principal cliente da empresa hoje? 
Dentro da categoria de destilados, o canal mais importante é o atacadista. Cerca de 60% dessse mercado passa por esse setor, mas estamos desenvolvendo muito bem o mercado varejista regional, principalmente com as marcas premium. Bares, restaurantes e casas noturnas são importantes também, quase 60% do consumo premium vem desse canal. Realmente, a Pernod Ricard tem um grande trabalho pela frente na cadeia de abastecimento nacional. 

Quais são as estratégias da companhia no Brasil em 2014?
Vamos nos basear em três pilares. Pretendemos levar nossas marcas para a mídia digital, aumentar o nível de criatividade das campanhas e, principalmente, reforçar nosso relacionamento com o varejo. Teremos diversas novidades durante o ano, linhas ainda em sigilo. Vai ser um ano rico em termos de lançamentos para as marcas Absolut, Chivas e Ballantines. Vamos reforçar nosso relacionamento com os varejistas, por exemplo, nosso time de marketing está saindo em campo para encontrar os clientes e conversar com eles para desenvolver oportunidades de trabalho em conjunto. 

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