Exclusivo: Nissin aposta no trade para manter liderança de mercado

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AlessandraTezoto NissinA empresa Nissin, pioneira na fabricação de macarrão instantâneo e campeã de vendas do alimento, atribui a manutenção da liderança de mercado, em 2015, particularmente ao reforço das ações de marketing e trade para chegar mais junto do consumidor. Uma dessas campanhas foi realizada em agosto do ano passado, a “Vale Ouro”, quando a companhia sorteou diversos prêmios em comemoração aos 50 anos no Brasil. Em seguida, estreou na tevê aberta um filme publicitário parodiando a música “Biquíni de Bolinha Amarelinha”, com a letra dublê enfatizando outras formas de preparo do lámen. Promoveu ainda aulas-shows com a apresentadora Chris Flores em supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.

Segundo Alessandra Tezoto, gerente de marketing, além das campanhas deflagradas para a divulgação das linhas de lámen, a Nissin também desenvolveu ações para chamar atenção do público de Cup Noodles, ou seja, os jovens: “Realizamos promoções em que os consumidores concorreram a pranchas de surf autografadas pelo surfista Pedro Scooby, um dos maiores nomes da nova geração, skates assinados pelo skatista Pedro Barros, e a um carro zero quilômetro”. Outras iniciativas contemplaram a linha Talharim, como a campanha encabeçada pela atriz Grazi Massafera, de filme em tevê e  merchandising nos pontos de venda.

De olho na possibilidade de elevar os ganhos com a ampliação das vendas, o grupo também investiu em lançamento dos sabores calabresa, de Cup Noodles, e frango assado com toque de limão (Nissin Lámen). Agora, para 2016, estão previstas mais novidades em produtos e sabores. “Com a liderança absoluta no mercado de macarrão instantâneo e penetração da categoria em 92% dos lares brasileiros, apostamos no crescimento de Cup Noodles. Apesar do produto ser líder de mercado, enxergamos potencial para ampliar o consumo das famílias”, assegura Alessandra.

No Brasil, a  Nissin possui duas fábricas, responsáveis pela produção de 45 diferentes itens, divididos em dez linhas, entre as quais estão Nissin Lámen estendidas às versões light, cremoso, Turma da Mônica, Nosso Sabor (exclusivo para as regiões Norte e Nordeste), bem como o macarrão yakissoba, talharim e Cup Noodles. O carro-chefe é o lámen sabor galinha caipira.

Com uma linha de produtos populares, a Nissin possui uma dinâmica de abastecimento prioritariamente focada no canal indireto. Maior prova disso é que 82 distribuidores respondem por 90% do faturamento que vem do varejo brasileiro.

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