Descubra lançamentos e dicas de exposição para as principais categorias de Fim de Ano

0 846

Conhecido tradicionalmente como o maior período anual para a cadeia de abastecimento, o último trimestre do ano ganha fôlego comercial com um calendário repleto de comemorações. É nesse período que a chegada do Natal, do Ano Novo e das férias dá um tom de otimismo para as empresas que prepararam lançamentos, planos comerciais e ações nos pontos de venda. O fim de ano é, sem dúvida, uma ótima época de oportunidades para o atacadista distribuidor trabalhar todo o mix de seu portfólio, uma vez que, nesse período, grande parte das categorias de consumo tem boa demanda na gôndola do cliente varejista.

Tendo isso em mente, a revista DISTRIBUIÇÃO preparou um guia de lançamentos e dicas da indústria para o parceiro distribuidor fazer bonito nessa época e ter motivos de sobra para comemorar. Confira o conteúdo inédito nas próximas linhas.

Vinhos

Em embalagens presenteáveis, Reservado Concha y Toro, Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha e Trivento Tribu são os vinhos que a VCT Brasil, filial e distribuidora da Concha y Toro no País, destacará neste fim de ano. Danielle Rossini, head de Marketing da VCT Brasil, comenta que, no período de festas, os consumidores buscam não só um vinho, mas também um presente. Embalagens especiais entregam uma solução ao consumidor e estimulam novas vendas. Atrás apenas do inverno, a época representa cerca de 30% do volume de vendas da empresa e recebe investimentos em ativação por todo o território nacional.

“Os distribuidores devem planejar-se para que o varejo tenha os produtos disponíveis aos consumidores já na primeira semana de novembro. É importante que o distribuidor contemple o tempo logístico para que haja o abastecimento até essa data”, sugere Daniele Rossini, head de Marketing
da VCT Brasil

Frutas secas

Fabricante de azeites, azeitonas, frutas secas e snacks, a La Violetera escolheu o período natalino para apresentar ao mercado suas novas embalagens para acompanhar lançamentos importantes. Maria Andrade, gerente de Marketing da empresa, adianta a chegada de produtos de alto valor agregado. A uva-passa branca, a castanha-do-pará e o damasco serão lançados em embalagens de 100 g com caixa display que oferece dez unidades por caixa. “As embalagens democratizam o acesso, além de constituírem uma excelente solução para os atacados e distribuidores, atendendo bem o pequeno e médio varejo. Azeitonas recheadas também serão apresentadas ao mercado”, ressalta a executiva. A empresa já realizou as negociações e agora, em setembro, inicia as entregas aos distribuidores. Nesse período, ela concretiza junto aos parceiros as sugestões de mix adequado, precificação, ajuda com campanhas para promover o giro do produto e materiais adequados à temática do período.

“O segmento de snacks e frutas secas oferece um amplo sortimento e há por eles uma boa demanda por parte do shopper. Ter o sortimento adequado é o primeiro passo. A exposição deve ser realizada na localização adequada, gerando atratividade e impulso: na entrada da loja ou na seção de hortifrútis”, sugere Maria Andrade, gerente de Marketing da La Violetera.

Panetone

Conhecida por compor um portfólio de produtos premium, a La Pastina promete movimentar com vigor a categoria de panetones neste ano. Isso porque a empresa fará sua estreia na categoria com uma novidade de valor agregado e receita internacional. “A novidade será vendida em uma embalagem exclusiva para presente”, informou Liliane Rosa La Pastina, gerente de Marketing da empresa. Com representatividade em vendas entre 50% e 60% em relação ao restante do ano, o fim de ano da La Pastina também destacará itens como espumantes, uma linha de aperitivos especiais e sobremesas.

“As melhores exposições nesse período são aquelas baseadas na cross merchandising, colocando produtos que são utilizados juntos próximos uns dos outros e em pontos extras, como massas e molhos, pois, dessa maneira, o consumidor consegue compor rapidamente as combinações de produtos para sua cesta de compras”, sugere Liliane Rosa.

Confira novidades e dicas de outras categorias na edição virtual da Revista Distribuição – ed 294

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.