Confira as 10 marcas campeãs de recalls

0 97

O setor automotivo foi campeão em defeitos com potencial de comprometer a segurança do consumidor na última década. Tanto que as 10 marcas com o maior número de campanhas de recall no período foram todas de veículos. Problemas de fabricação em automóveis ou motocicletas representaram 77% do total de chamados desde novembro de 2003, segundo a fundação Procon, vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor. As marcas com mais ocorrências foram Mercedes-Benz, Ford e Volvo. De janeiro a novembro deste ano, 47 dos 59 chamados de recall foram relacionados a defeitos em automóveis ou motocicletas. Desde 2003, as montadoras convocaram os consumidores para reparos nada menos que 438 vezes, atingindo 6,1 milhões de unidades. Confira a lista:

1º – Mercedes-Benz
2º – Ford
3º – Volvo
4º – Chevrolet
5º – Citroen
6º – Honda (Motocicletas)
7º – Land Rover
8º – Honda (Automóveis)
9º – BMW (Motocicletas)
10º – Peugeot

Casos inusitados

Na terça-feira (3), o Procon divulgou um dos recalls mais inusitados do ano. O alerta foi dado pela canadense Bombardier, que encontrou um problema no acelerador de barco. O aviso é assustador. A falha no sistema pode provocar o  “deslocamento inadvertido da alavanca”, com “perda de aceleração e controle do barco, podendo o condutor, passageiro e/ou pessoas próximas sofrerem lesões graves, inclusive a morte”.

Outro caso curioso foi divulgado em setembro. A Kimberly-Clark Brasil previa na ocasião recolher 1,4 milhão de caixas dos absorventes internos Intimus e Intimus Evolution fabricados com um aplicador que pode causar desconforto ou dor às usuárias.

Nem a indústria farmacêutica escapou das falhas. Em maio passado, o Ministério da Justiça divulgou nota informando que cerca de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (200 mg/ml – apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012) devem ser recolhidas do mercado por apresentar a possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento.

Mas um dos casos mais ruidosos no ano foi o do recall da bebida de soja Ades, da Unilever. Um dos lotes foi envasado com produto de limpeza. Alguns consumidores denunciaram problemas de saúde decorrentes de uma possível contaminação pelo produto. Fonte: IG.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.