Como nasce um veículo Volkswagen no Brasil

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O carro que será lançado daqui a quatro anos já está sendo desenhado. Na verdade, quando esse veículo chegar às concessionárias, para os designers da Volkswagen do Brasil, ele já estará “desatualizado”, pois eles já estarão trabalhando na reestilização ou até mesmo no sucessor desse modelo. Isso porque, para o Design, o futuro é hoje. É assim que começa a “nascer” um Volkswagen: desenvolvido em um cenário imediato, para ter estilo duradouro e moderno daqui a quatro anos.

“O primeiro contato que se tem com um automóvel é com o estilo, com a sua forma. Por isso, o Design é tão importante. Ele é o início da relação entre o homem e a máquina. É um ser humano diante de mais de 3 mil peças montadas. Mas para dar certo essa relação, o veículo tem que cativar por dentro e por fora”, explica o diretor de Design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

E essa relação começa com rabiscos. A forma do novo veículo é definida inicialmente pelos sketches (desenhos em duas dimensões). São várias propostas em torno do mesmo veículo até chegar aos temas preferidos.

Na área de Package (onde são dimensionados e posicionados os espaços e os componentes do veículo) os técnicos ajustam e definem o tamanho ideal do carro assim como analisam as questões ergonômicas em relação ao ser humano e também de adequação ao meio ambiente com o máximo de qualidade sensorial.

As ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do Package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. Após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural.

Nesta fase, a área de engenharia avançada participa ativamente em conjunto com os designers e engenheiros especialistas em Package, para viabilizar tecnicamente o veículo. Este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série.

As mesmas fases ocorrem paralelamente também no trabalho de composição do interior do veículo. Painel de instrumentos, laterais de portas, teto e todas as partes visíveis são modeladas em detalhe – exatamente como serão quando vierem a ser produzidas. Todas estas tarefas são desempenhadas pela equipe dos modeladores e tapeceiros em um verdadeiro trabalho artesanal.

Também paralelamente se dá a escolha das cores e materiais de revestimentos internos e externos do veículo. Essas atividades são de responsabilidade da área de Color & Trim, que pesquisa e reúne as principais tendências do mercado (com o suporte e propostas da área de Marketing), de estilo e adequando as novas tecnologias as necessidades do design.

Definido e aprovado o design do futuro carro, as informações matemáticas são congeladas. Ou seja, não mudará, mesmo estando com 18 meses de antecedência ao seu lançamento no mercado.

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