Com produtos de limpeza mecânica, Vileda chega ao Brasil

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Após um estudo de mercado, a Vileda iniciou sua operação no Brasil neste 1º semestre de 2018. Com uma marca forte na Europa e EUA e presença consolidada na América Latina – está na Argentina, México e Chile -, a empresa volta os olhos agora para o País, importante território na estratégia de desenvolvimento da marca na região. A Vileda é a principal marca da Freudenberg Home and Cleaning Solutions (FHCS), unidade de negócios do Grupo Freudenberg, direcionada ao consumidor final (B2C).

Segundo uma pesquisa da Euromonitor International, o Brasil está atrás apenas de EUA, China e Japão em termos de tamanho no mercado de produtos de limpeza. E, a previsão de expansão é de 16,6% até 2019. A empresa está preparada para entrar em um mercado que movimenta cerca de R$ 2,1 bilhões e proporcionar conveniência e performance ao consumidor.

Pesquisa aponta hábitos dos consumidores brasileiros

Além dos dados gerais do segmento, a Vileda fez um estudo de hábitos e atitudes focado no consumidor local, para entender suas demandas e necessidades específicas. Com ela, descobriram-se dados importantes: que são gastas cerca de 6 a 7 horas semanais nessa atividade; que 70% das pessoas limpam diariamente e 63% sem a ajuda de outros e que elas utilizam cerca de 8 ferramentas diferentes, principalmente vassouras, panos e esponjas. A categoria de limpeza mecânica no País é muito desfragmentada, sem uma única marca dominando mais de uma categoria – até as duas maiores dominam apenas uma.

“Com os resultados, ficou claro qual portfólio seria preciso trazer para os brasileiros, pois foi possível compreender os gargalos desse mercado e, principalmente, seu potencial de crescimento”, comenta Rodrigo Burgers, Diretor Comercial da Vileda® no Brasil.

“O grande diferencial da Vileda está na capacidade de ser a única a oferecer uma solução completa de limpeza mecânica, com produtos em todas as categorias, e com características facilmente identificáveis: inovação, qualidade, maior durabilidade e eficiência, diminuindo o esforço físico. As pessoas têm cada vez menos tempo para limpar a casa, então a demanda por ferramentas com mais tecnologia – práticas e eficientes – só tendem a crescer”, comenta o executivo.

Outras duas tendências observadas são a paixão do brasileiro em receber amigos e familiares em seus lares, sempre muito limpos e arrumados, e o número crescente de animais domésticos – hoje, são cerca de 132 milhões, sendo 52,2 milhões de cachorros e 22,1 milhões de gatos. No total, 65% da população possui animal de estimação.

Estratégia de entrada no Varejo mira expansão

A operação de entrada da Vileda no Brasil se inicia com a comercialização de 30 produtos de alto destaque internacional, entre eles: panos, mops, baldes, vassouras, esponjas, rodos, luvas e sistemas de limpeza. Atualmente, podem ser encontrados nos hipermercados Carrefour, mas a ideia é expandir ainda no 1º semestre para novos varejistas, a fim de aumentar a penetração nacional e acesso dos consumidores. E, com o tempo, adicionar o maior número de itens ao portfólio. “Sabemos, pela nossa experiência, que a marca Vileda tem alto índice de receptividade e que cada consumidor que experimenta os nossos produtos tem uma experiência positiva. Isso faz com que ele amplie o leque de produtos Vileda em sua lista de compras”, finaliza Rodrigo.

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