Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida do mundo

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Os mercados emergentes representam agora 51% dos gastos globais com bens de consumo rápido (FMCG), crescendo 48% em apenas três anos. Esta é a principal descoberta do último relatório da Brand Footprint da Kantar Worldpanel, que lança hoje seu ranking com as top 50 marcas de FMCG (sigla do Inglês Fast-moving consumer goods ou bens de grande consumo) mais escolhidas do mundo.

A análise da Kantar Worldpanel também mostra que, com os mercados desenvolvidos mal registrando crescimento, os países emergentes foram os responsáveis por todo o crescimento do valor do FMCG em 2016, somando US$ 34 bilhões à indústria global ao longo do ano. Os países que mais contribuíram para este crescimento do valor incluem a Rússia (14%), o Sri Lanka (9%) a Indonésia (6%) e as Filipinas (6%).

 

 

O valor da escolha

Neste ano, a Kantar Worldpanel quantificou o valor médio da decisão de marca do consumidor: isto é, o custo médio pago pelos compradores cada vez que escolhem uma marca.A decisão de marca média na prateleira custa ao consumidor US$ 1,92, com o valor dessa decisão variando amplamente por categoria. Decisões para comprar marcas de alimentos geralmente valem menos do que produtos de saúde e beleza, mas são comprados com mais frequência.

Marcas locais e marcas globais

O estudo também mostra que as marcas locais cresceram 3,9% em 2016, enquanto que as globais registraram aumento de 2,6%. As marcas locais são particularmente fortes nas categorias de alimentos e bebidas, sendo escolhidas em 74% e 67% das compras, respectivamente. As marcas locais ganharam 1,1% de participação nos dois trilhões de dólares do mercado global de bens de consumo nos últimos três anos.

Em 2016, a diferença de preços entre as marcas globais e locais se reduziu ao ponto de desaparecer. Uma marca global não comanda mais automaticamente um preço premium. Os donos de marcas desse tipo estão tendo de trabalhar mais para convencer os consumidores de que uma escolha global oferece garantia adicional de qualidade e confere prestígio.

 

 

 

 

Metodologia e âmbito

O ranking deste ano analisou 15.300 marcas e 1 bilhão de lares em 39 países em cinco continentes nos 12 meses até novembro de 2016.

As marcas mais escolhidas

  • A Coca-Cola continua a ser a mais escolhida do mundo e é a número um em nove países;
  • Consumidores compraram Colgate mais de 6 bilhões de vezes no ano passado;
  • Maggi é a marca de alimentos número um;
  • A Colgate é a marca mais eleita de saúde e beleza;
  • Sunlight é a marca de cuidados para casa mais escolhida;

Crescimentos de destaque

  • Dettol entrou no top 50 e é a marca que registrou o crescimento mais rápido;
  • Sunsilk entrou no top 10, escalando dois lugares e é a marca de crescimento mais rápido no top 10;
  • Dove adicionou o maior número de compradores, recrutando 14 milhões de novos domicílios;
  • Barilla é a marca de alimentos que mais cresce;

Global FMCG: um instantâneo de 2016

  • As vendas totais da marca de FMCG cresceram 3% em valor, desacelerando de 4% no ano passado;
  • As marcas locais cresceram 3,9%, aumentando a participação para 64%;
  • As marcas globais cresceram 2,6%, caindo para 36%, mas ganhando US$ 8 bilhões;
  • A despesa com produtos de cuidados com a casa cresceu mais, 3%, enquanto a saúde e a beleza tiveram o menor crescimento de gastos, alcançando 1%;

Hotspots de crescimento

  • Os mercados emergentes representaram a grande parte do crescimento do mercado de bens de consumo em 2016, com os melhores desempenhos, incluindo a Rússia (14%). Sri Lanka (9%) e Filipinas (6%);
  • Os mercados emergentes cresceram US$ 34 bilhões em 2016, enquanto os mercados desenvolvidos foram bastante estáveis, ganhando US$ 8 bilhões;
  • O crescimento da receita nos mercados emergentes quase se reduziu para metade no último ano (queda de 12,4% para 6,7%), mas continua a superar os mercados desenvolvidos, onde as vendas aumentaram 1,3%;
  • A participação dos bens de consumo nos mercados emergentes aumentou de 48% para 51% em apenas três anos.
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