Barilla anuncia crescimento acima de 2% em 2015

0 310

O ano de 2015 foi positivo para a Barilla, tanto em termos de faturamento, quanto para os resultados em ações de sustentabilidade. Em conferência ao vivo na última quinta-feira, a diretoria da empresa com sede em Parma, na Itália, apresentou para a imprensa global o relatório anual de resultados financeiros e em sustentabilidade.

“Os resultados de 2015 confirmam a eficácia do ‘Bom para Você, Bom para o Planeta’”, disse o presidente Guido Barilla. “Apesar de um contexto difícil, continuamos a crescer no exterior e estamos nos  desenvolvendo acima da média de mercado na Itália. Estamos comprometidos com a expansão em mercados emergentes, caracterizados por um elevado consumo de massas e queremos expandir a oferta de produtos de forno”, acrescentou. “Fazemos isso promovendo uma dieta saborosa, saudável e alegre – inspirada no estilo de vida mediterrâneo”.

PERFORMANCE 2015: AUMENTO DA RECEITA EM 2%

Em termos de desempenho, a receita Barilla 2015 cresceu para 3.383 milhões de euros, 2% a mais que 2014. O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) representaram, em média, 13% da receita, em linha com o ano anterior (440 milhões de euros contra 427 milhões em 2014).

Durante 2015, a despesa de investimento Barilla foi de cerca de 147 milhões de euros, cerca de 4% das receitas. A redução da dívida do grupo continuou caindo, de 250 milhões de euros em 2014 para 170 milhões de euros em 2015. O volume de vendas foi estável em relação a 2014.

MERCADOS: AUMENTO SIGNIFICATIVO NAS VENDAS DE MOLHOS E PÃES, E PERFORMANCE POSITIVA DA MASSA SEM GLÚTEN

A Itália responde por quase metade da receita Barilla. Apesar do difícil contexto econômico e social, no qual houve queda no consumo das categorias de produtos onde Barilla concorre, a empresa continuou a fazer melhor do que a média do mercado. Especialmente positivos foram os resultados no segmento de Meal Solutions (massa, molho e suas combinações oferecidas), liderados em particular pelo crescimento de molhos, especialmente pesto, e produtos à base de carne. Os percentuais de participação de mercado de Barilla e Voiello voltaram a subir, com destaque para uma mudança significativa em relação ao passado. As massas sem glúten Barilla – vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016 na Itália – e as massas integrais seguem crescendo acima da média do mercado, contribuindo para o aumento da participação de mercado global da marca. No segmento de produtos de forno como biscoitos e pães (Bakery) os volumes do setor estão em linha com os de 2014, mas com crescimento nos percentuais de partipação de mercado das categorias mini-bolos, palitos, crackers e pães.

FORA DA ITÁLIA: EXCELENTE DESEMPENHO DO GRUPO NA EUROPA E AMÉRICAS

Em 2015, na Europa (excluindo Itália), os volumes do Grupo Barilla cresceram 4% em relação ao ano anterior. No mesmo período, a receita líquida da região Américas cresceu graças à contribuição de todos os países em que o Grupo opera. Nos Estados Unidos, o crescimento foi impulsionado por massas e também pelo lançamento de produtos como a categoria sem glúten, também lançada no Brasil, que teve o portfólio de massas integrais, ampliado em 2015.

Para Maurizio Scarpa, Diretor da Barilla no Brasil, “Em 2015 a Barilla manteve seu ritmo de crescimento no Brasil, com resultado 8% superior em Net Sales vs. 2014, mantendo pela segunda vez consecutiva a liderança na categoria de massas secas, prêmio concedido pela ABRAS (Fonte dados Nielsen Retail Index, 5+ checkouts). E complementa, “Fortalecemos também a presença da marca nas mídias e redes sociais, recebendo o prêmio Marketing Best pela campanha ‘Messaggio’.  E, apesar de todas as difuldades do mercado, esperamos manter nosso posicionamento estável em 2016.”

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.