Totvs – 728 x 90

As 60 marcas mais valiosas do Brasil valem juntas US$ 65 bilhões

0 3.531

Skol é a marca brasileira mais valiosa do país, segundo o ranking BrandZ Brasil Top 60 elaborado pelas consultorias Kantar e WPP. A empresa ocupa o topo da lista há seis anos e em 2018, lidera com valor de US$ 8,2 bilhões.

Em segundo lugar aparece Bradesco, com valor de US$ 7 bilhões – um crescimento de 58% em relação a 2017. Em seguida aparecem Itaú ( US$ 6,2 bilhões), Brahma (US$ 4,4 bilhões) e Globo (US$ 4,3 bilhões). As 60 marcas mais valiosas somam US$ 65 bilhões.

Realizado anualmente, o ranking combina dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown com opiniões de consumidores obtidas em 1 mil entrevistas, com mais de 54 mil consumidores latino-americanos em 34 categorias. Também é utilizada a percepção do consumidor para determinar a contribuição da marca, medindo a influência somente da marca no valor financeiro em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 a mais alta) – ou seja, por que os consumidores escolhem a marca e pagam mais caro por ela.

De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, cinco “princípios vitais” contribuem para o crescimento e sucesso de uma marca no Brasil: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais), o chamado “love brand”. Dentre os setores que mais cresceram no país estão bancos, serviços e varejo.

A marca que mais cresceu este ano foi a Havaianas, com aumento de 156% – o que a fez subir 23 posições no ranking em relação ao ano passado. Em seguida aparecem Magazine Luiza (+ 133%), Banco do Brasil (+ 127%) e Arezzo (+ 101%). “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a ‘brasilidade’ para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, explica Eduardo Tomita, CEO da Kantar Consulting para América Latina.

 

Confira o ranking das marcas:

MarcaValor de mercado 2018 (US$)Valor de mercado 2017 (US$)Variação
1. Skol             8.263             8.1461%
2. Bradesco7.018             4.43858%
3. Itaú             6.198             4.35942%
4. Brahma             4.478             4.3852%
5. Globo             4.318             4.1235%
6. Antarctica             2.977             2.8544%
7. Bohemia             1.605             1.5702%
8. Sadia             1.469             1.884-22%
9. Ypê             1.399             1.13224%
10. Natura             1.350             1.2567%
11. Ipiranga             1.265                97630%
12. Embratel             1.140n/a
13. Lojas Americanas             1.025                73140%
14. Net                939n/a
15. Porto Seguro                922                64044%
16. Vivo                874                77513%
17. Renner                820                68420%
18. Caixa                790                70312%
19. Petrobras                788                71910%
20. Pão de Açúcar                768                44274%
21. Vale                767                39694%
22. Drogasil                757                62421%
23. Amil                706                51936%
24. Smiles                660                39169%
25. Cielo                634                730-13%
26. Schin                622                46035%
27. Magazine Luiza                609                261133%
28. Iguatemi                595                48024%
29. Droga Raia                589                49120%
30. Seara                528                549-4%
31. Havaianas                474                185156%
32. Casas Bahia                472                28367%
33. Netshoes                469                637-26%
34. CVC                464                30154%
35. Anhanguera                458                33338%
36. Localiza                437                25571%
37. Odontoprev                432                31935%
38. Banco do Brasil                425                187127%
39. B3                425                27256%
40. Ypióca                413                34021%
41. SBT                375                3459%
42. Multiplus                344                365-6%
43. Extra                337                24936%
44. Perdigão                331                371-11%
45. Arezzo                327                163101%
46. Fleury                327                20658%
47. Bauducco                325                28116%
48. Totvs                313                28311%
49. Estacio                313                15996%
50. Suvinil                292                23424%
51. Buscapé                284                17661%
52. Vitarella                281n/a
53. BTG Pactual                271                2489%
54. Vigor                265                366-27%
55. Tigre                257                2493%
56. Dorflex                247                21813%
57. Gol                244                2268%
58. MRV                206                1965%
59. Friboi                200                208-4%
60. Hering                187n/a

 

 

Fonte Infomoney
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.