Apple é a marca mais autêntica para os consumidores brasileiros

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A edição de 2017 do Authentic Brands Global 100 divulgado pela Máquina Cohn & Wolfe no Brasil traz a Apple na liderança do ranking de marcas mais autênticas segundo a percepção dos consumidores brasileiros. A rede de franquias de cosméticos e perfumes O Boticário, que figurou no topo da lista no ano passado, ficou em 4º nesta edição, atrás da fabricante do iPhone, Google e da Mercedes Benz. O estudo é produzido globalmente pela agência de PR Cohn & Wolfe, uma das maiores agências globais de comunicação e parte do Grupo WPP.

“A pesquisa mostra como as empresas conseguem atrair os consumidores por meio da autenticidade, tanto na forma como se comportam como na que se comunicam. Analisando o estudo é possível perceber que os consumidores procuram produtos de empresas que estabelecem um relacionamento autêntico, de forma simples, espontânea e bastante inovadora”, diz Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe, uma das maiores agências de comunicação integrada do Brasil e braço da Cohn & Wolfe no país. Completando o Top 10 brasileiro, estão a Microsoft, Adidas, Johnson & Johnson, Dell, Natura e Samsung, pela ordem.

“Os consumidores hoje querem comprar de empresas que se envolvam com eles de uma maneira genuína. Nossa pesquisa mostra uma ligação entre as marcas que se comportam e se comunicam autenticamente e sua capacidade de atrair e manter clientes – e, em última instância, construir negócios mais fortes”, disse Donna Imperato, CEO da Cohn & Wolfe.O levantamento deste ano mostra que marcas brasileiras perderam espaço entre os 10 primeiros colocados. Em 2017, O Boticário e Natura, em 4º e 9º lugares, são as únicas representantes do país na lista. No ano passado, além das duas, Brastemp e Bombril também faziam parte do top 10.

São também destaques do estudo no Brasil:

  • 97% dos consumidores brasileiros dizem que suas atitudes e comportamentos mudariam para melhor diante de uma marca ou empresa que eles consideram autêntica
  • 70% dos consumidores brasileiros dizem que teriam mais interesse em comprar de marcas que eles percebam como autênticas (este é o maior índice de todos os mercados pesquisados).
    • Os consumidores brasileiros são bem céticos. Apenas 19% concordam que empresas e marcas são abertas e honestas.
  • Somente 21% acham que as empresas assumem total responsabilidade pelos seus atos. A média global chega a 25%.

O estudo Authentic Brands é a única pesquisa quantitativa sobre como os consumidores percebem e classificam as marcas. O ranking é inteiramente baseado na percepção do consumidor, segundo 20 critérios considerados per eles como os mais importantes no momento de criar relações com as marcas. São eles, em ordem de importância:

Critérios avaliados pelos consumidores para avaliar a autenticidade das marcas
1)      Protege a privacidade e os dados dos consumidores
2)      Trata o consumidor bem
3)      Entrega o que promete
4)      Usa componentes e ingredientes de alta qualidade
5)      É genuína, real e não artificial
6)      Age com integridade em todos os tempos
7)      Se comunica com honestidade
8)      É transparente e honesta em suas práticas comerciais
9)      Se mantém fiel ao seus valores e propósitos
10)   É responsável com a saúde e bem-estar da população
11)   É clara com relação a seus valores e crenças
12)   É socialmente responsável
13)   É responsável com o meio ambiente
14)   Tem compromissos maiores do que só ganhar dinheiro
15)   Se mantém fiel às origens
16)   Contribui para fazer um mundo melhor
17)   Propõe ideias e soluções inovadoras
18)   É inovadora e dinâmica
19)   É dinâmica
20)   Se destaca como marca única deiante da concorrência

Na comparação 2016/2017, pode-se dizer que o brasileiro está com uma percepção mais otimista sobre o comportamento das marcas. Em 2017, subiram os números de pessoas que acredita que as marcas assumem total responsabilidade pelos seus atos, fazem o que prometem, são confiáveis, são fiéis a seus propósitos e fazem do mundo um lugar melhor.

Os dados dos consumidores globais revelam que do total, sete são considerados atributos-chave para uma marca ser percebida como autêntica. São eles: Protegem as informações e privacidade do consumidor; Tratam o consumidor bem; Entrega o que promete; Usam ingredientes e produtos de altíssima qualidade; É genuína e real, não artificial; Age com integridade o tempo todo; Se comunica honestamente.
Authentic Brands no mundoNa pesquisa global, o estudo aponta que das dez marcas consideradas mais autênticas, cinco são do setor de tecnologia:1) Amazon,2) Apple,3) Microsoft,4) Google5) PayPal
Quando consideramos a ranking total de 100 marcas, a participação das empresas relacionadas à tecnologia atinge um nível ainda maior: 70%. “A interação dos consumidores com as marcas é uma condição chave para a percepção de autenticidade. Como a tecnologia tornou-se parte onipresente e integral da vida das pessoas, essas empresas têm inúmeras oportunidades de criar conexão mais positivas com os consumidores”, afirma Lynn Fisher, Vice-presidente executiva e Diretora Global de Branding & Insights da Cohn & Wolfe.

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