Ambev aponta investimento recorde de R$ 2,8 bilhões no país

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A fabricante de bebidas Ambev informou nesta quarta-feira, 26, os investimentos globais da companhia em 2013 em capex somaram R$ 3,8 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão somente no quarto trimestre. No Brasil, os aportes totalizaram R$ 2,8 bilhões em 2013, montante recorde histórico e em linha com o guidance estipulado pela companhia de cerca de R$ 3 bilhões.

Para 2014, a Ambev prevê, para as operações brasileiras, o mesmo valor investido no ano passado. Segundo a companhia, em release à imprensa, estão previstas a inauguração de duas novas fábricas: uma em Uberlândia (MG) e outra em Ponta Grossa (PR), o que seria inédito na história da empresa.

A fábrica de Minas Gerais contou com um investimento inicial de R$ 550 milhões e terá capacidade de produção de oito milhões de hectolitros. Já a unidade do Paraná está sendo construída com R$ 580 milhões. Depois de um ano adverso em termos de cenário macroeconômico brasileiro, com a indústria nacional de cerveja apresentando uma retração de 3,5% no ano (queda de 2,8% somente no quarto trimestre), a Ambev enxerga 2014 com otimismo.

“No Brasil, vemos nossos principais desafios do último ano se dissipando: inflação de alimentos desacelerando desde o segundo trimestre de 2013; a postergação de impostos em outubro de 2013 que possibilitou o não aumento real de preços pela indústria; e, dadas as condições climáticas desfavoráveis enfrentadas em 2013, qualquer retorno à normalidade deverá ser um poderoso vento a favor”, afirmou, no release de resultados enviado ao mercado.

Oportunidades

O ano de 2014 trará oportunidades para o mercado de cervejas e a Ambev está preparada para aproveitá-las”, disse o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev, Nelson Jamel, em nota. De acordo com o executivo, as prioridades comerciais de 2013 vão continuar em 2014, assim como a preocupação com eficiência e controle de custos. “A companhia acredita que este será um ano de crescimento para o mercado de cervejas no Brasil, depois de um 2013 de contração”, afirma Jamel.

Com relação à Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada em junho e julho no Brasil, a Ambev diz ter se preparado para a ocasião e pode representar um volume incremental de vendas em um período do ano tipicamente de baixa temporada para o setor de bebidas frias. “Vemos a Copa do Mundo da FIFA 2014 como uma oportunidade única de impulsionar o valor de nossas marcas, consolidando o caminho para nosso crescimento de longo prazo”, ressaltou a companhia, no documento ao mercado.

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