Varejo de SP cai 4,4% em março e cresce 1,1% no trimestre, revela ACSP

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O movimento de vendas do varejo paulistano caiu em média 4,4% em março sobre o mesmo mês do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Tanto o sistema a prazo (-5,8%) quanto à vista (-2,9%) declinaram. De acordo com o economista da entidade, Marcel Solimeo, dois efeitos-calendários contribuíram para o resultado negativo: o dia útil a menos em março de 2019 e a data móvel do Carnaval (que em 2018 caiu em fevereiro e, neste ano, em março). “O Carnaval é uma data comercial fraca para o varejo como um todo”.

Já no período acumulado de janeiro a março de 2019 as vendas cresceram em média 1,1% (na comparação anual). “O dado trimestral elimina o efeito-calendário do Carnaval e outras sazonalidades. A média de 1,1% ficou abaixo das expectativas”, diz Solimeo. Ele enfatiza que o ritmo de recuperação da economia está bem lento neste início de ano em função do recuo na confiança do consumidor, do lento crescimento da massa salarial e do enfraquecimento da indústria ? que abalam a geração de emprego. “Isso em São Paulo, onde tivemos inclusive fechamento de indústria automotiva, que é um ramo muito forte no estado e que vem perdendo força”.

Solimeo frisa que “isso só será revertido com aprovação das reformas – em especial a da Previdência -, para que o Banco Central possa baixar mais os juros e flexibilizar a política monetária”.

Mensal

Em comparação com fevereiro, as vendas subiram em média 7,4% em março, bem abaixo do padrão sazonal, que varia entre 10% e 15% nessa época do ano. O sistema à vista caiu 1,2%; já as vendas a prazo saltaram 15,9% puxadas pela base fraca de fevereiro: o consumidor aproveitou para comprar itens de maior valor parcelados na Black Friday no final de 2018 e nas liquidações de janeiro de 2019, derrubando as vendas a crédito em fevereiro.

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