Tarifas de pedágio serão reajustadas

0 68

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que o aumento das tarifas de pedágio será aplicado, conforme previsto em edital, no dia 1º de julho – considerando a inflação dos últimos 12 meses. O cálculo a ser usado seguirá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atualmente está em 6,15% (em um ano).

Entretanto, ainda restam dúvidas sobre o tamanho do aumento a ser aplicado para cada concessionária. Isso porque, diante da decisão de “congelamento” de preços nas praças de pedágio em 2013, o governo estadual anunciou diferentes medidas para compensar as concessionárias e manter o chamado equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. 

Uma delas foi autorizar a cobrança do eixo suspenso de veículos pesados. Outra foi a redução do ônus variável, que é o percentual do faturamento a ser pago pelas concessionárias ao Estado, de 3% para 1,5%.

Dependendo do resultado da análise sobre cada concessão, o reajuste de 2014 pode ser abaixo, igual ou maior que a inflação. Segundo os analistas Bruno Savaris e Felipe Vinagre, do Credit Suisse, CCR e Arteris podem sofrer reajustes abaixo do índice, enquanto a EcoRodovias teria um benefício maior. A Artesp não confirma a possibilidade de reajustes diferentes da inflação.

Uma das questões em análise para a definição dos reajustes é a autorização que foi dada para cobrança de eixos suspensos. Como cada eixo conta como um veículo, a medida inflou os números de tráfego das concessionárias.  “Em relação ao eixo suspenso, ainda estamos fazendo análises. É uma medição difícil”, afirmou recentemente Marcus Macedo, da equipe de relações com investidores da CCR.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.