Sudeste concentra prestação de serviço público no País

0 82

O município de São Paulo é o maior concentrador da gestão empresarial no País. As decisões tomadas pelas empresas lotadas na cidade afetam diretamente 1.442.425 trabalhadores espalhados por outros municípios do País, apontam dados da pesquisa Redes e Fluxos do Território: Gestão do Território, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O estudo mostra uma forte dependência das demais regiões brasileiras face ao Sudeste, onde estão as sedes das empresas às quais esses funcionários estão subordinados”, apontou Ronaldo Cerqueira, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE.

No ranking da gestão empresarial, o município do Rio de Janeiro tem o segundo principal papel dirigente no território nacional. As empresas lotadas na cidade do Rio de Janeiro gerenciam 580.019 trabalhadores de empresas localizadas em outros municípios. Já as empresas lotadas em Brasília gerenciam 390.775 trabalhadores de outros municípios.

Na análise sobre a gestão empresarial, o estudo define como “assalariados externos” aqueles trabalhadores lotados em filiais de empresas que possuem suas sedes em outros municípios. 

A relação permite entender como uma cidade pode influenciar diretamente as outras, na medida em que a população ocupada em filiais depende de decisões tomadas nas sedes localizadas em outros municípios. O levantamento não leva em consideração as ligações indiretas, como trabalhadores e serviços terceirizados.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.