“Semana do Brasil” pode estimular o consumo em setembro; veja como participar

0 432

As empresas de comércio, serviços e turismo podem participar da “Semana do Brasil” para estimular o consumo entre os dias 6 e 15 de setembro, mês carente de uma data importante do ponto de vista econômico. O objetivo de aquecer a economia por meio do apelo promocional recebe o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Para a Federação, a iniciativa que procura transformar o período semelhante à Black Friday, evento conhecido por oferecer produtos com descontos atrativos aos consumidores, pode “despertar” o faturamento do comércio varejista no mês. A Entidade apenas salienta a necessidade de o comerciante considerar o planejamento já esperado para atender às datas que se seguem a essa iniciativa, como a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro. 

Faturamento do comércio em setembro

A Semana do Brasil pode mudar os resultados para o faturamento do comércio em setembro, atualmente considerado o quinto pior entre os meses do segundo semestre, de acordo com levantamento da FecomercioSP. A pesquisa aponta que, na média dos últimos cinco anos, o faturamento dos seis últimos meses foi de R$ 348 bilhões. A média de vendas no mês de setembro para esse período é de R$ 54,5 bilhões, ou seja: 15,7% – o penúltimo mês no ranking de faturamento para a segunda parte do ano.

O período classificado como de baixa temporada é desanimador também para o turismo. Dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) apontam que a média da demanda de passageiros em voos nacionais no mês de setembro, dos últimos cinco anos, é a menor do segundo semestre, com pouco menos de 20 milhões e 15,5% de participação na soma de julho a dezembro. Segue o mesmo caminho o fluxo de passageiros nas principais rodoviárias de São Paulo, que, nos últimos cinco anos, é o menor do segundo semestre, com 15,6% de participação na soma de julho a dezembro, de acordo com a Socicam, concessionária responsável pela administração dos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

Como participar

Os empresários interessados em participar da “Semana do Brasil” precisam realizar o cadastro no site http://www.brasil.gov.br/semanadobrasil/ para fazer o download do selo e ter acesso ao manual de identidade visual e aos materiais de divulgação.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.