Esperados ansiosamente a cada 4 anos, os jogos da Copa não só mexem com o coração dos torcedores, mas também com a economia do país. O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) estima que a sazonalidade corresponde por um aumento em torno de 25%, dependendo do desempenho da seleção nacional.
Os produtos e serviços mais procurados são itens associados às cores do Brasil, como camisetas, bandeiras, viseiras, entre outros. Na categoria de bens duráveis, o segmento de áudio e vídeo, principalmente TVs de tela grande, novas tecnologias e projetores, são os mais procurados pelos consumidores. Para o diretor vogal do IBEVAR, Prof. Nuno Fouto, essa linha, chamada também de linha marrom, em contraponto à linha branca, tem uma sazonalidade forte se associada aos anos de Copa.
“As datas sazonais movimentam o varejo e a economia do país. Além da Copa, em ocasiões como Black Friday e queimas pós Natal, por exemplo, muitas pessoas podem ter antecipado a aquisição de televisões em promoções já para se prepararem para assistir aos jogos”, conta o diretor.
A procura por estabelecimentos para acompanhar as partidas e reunir os amigos também teve um aumento significativo, segundo o IBEVAR. Assim como um crescimento na venda de bebidas alcoólicas, principalmente de cervejas e similares.
O Prof. Nuno também avaliou o mercado de turismo. “Nesse setor, as vendas dependem muito da economia e do local da Copa para haver uma procura muito grande do serviço. Mas sempre há um número significativo de brasileiros que viajam nesse período”, comenta.