Segmentos do varejo nacional podem crescer até 25% durante a copa

0 449

Esperados ansiosamente a cada 4 anos, os jogos da Copa não só mexem com o coração dos torcedores, mas também com a economia do país. O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) estima que a sazonalidade corresponde por um aumento em torno de 25%, dependendo do desempenho da seleção nacional.

Os produtos e serviços mais procurados são itens associados às cores do Brasil, como camisetas, bandeiras, viseiras, entre outros. Na categoria de bens duráveis, o segmento de áudio e vídeo, principalmente TVs de tela grande, novas tecnologias e projetores, são os mais procurados pelos consumidores. Para o diretor vogal do IBEVAR, Prof. Nuno Fouto, essa linha, chamada também de linha marrom, em contraponto à linha branca, tem uma sazonalidade forte se associada aos anos de Copa.

“As datas sazonais movimentam o varejo e a economia do país. Além da Copa, em ocasiões como Black Friday e queimas pós Natal, por exemplo, muitas pessoas podem ter antecipado a aquisição de televisões em promoções já para se prepararem para assistir aos jogos”, conta o diretor.

A procura por estabelecimentos para acompanhar as partidas e reunir os amigos também teve um aumento significativo, segundo o IBEVAR. Assim como um crescimento na venda de bebidas alcoólicas, principalmente de cervejas e similares.

O Prof. Nuno também avaliou o mercado de turismo. “Nesse setor, as vendas dependem muito da economia e do local da Copa para haver uma procura muito grande do serviço. Mas sempre há um número significativo de brasileiros que viajam nesse período”, comenta.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.