Salário mínimo deverá chegar a R$ 874 em 2016

0 114

O piso para os ganhos dos trabalhadores brasileiros deve alcançar os R$ 874 no ano que vem. A elevação será puxada pela alta dos preços registrada em 2015, que pode chegar a 10,8%, porém apresenta crescimento real bastante inferior ao deste ano.

Em fase de retração econômica, o avanço do piso salarial pode ser uma notícia ruim “tanto para funcionários quanto para empresários”, comenta Celina Ramalho, professora de economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Após lembrar que as receitas “da grande maioria das companhias brasileiras” não estão crescendo, a especialista diz que “para conseguir aumentar a remuneração dos funcionários, empresários terão que aumentar os preços de seus produtos. Esse movimento seria ruim para a inflação, que já está elevada, e também é complicado por causa da fase atual de retração da demanda”.

A incapacidade dos empregadores para pagar os seus funcionários pode também levar a cortes: “pode ocorrer aumento do desemprego e da informalidade no mercado de trabalho do País”, completa Ramalho.

O cálculo do salário mínimo para 2016 foi feito pela Tendências Consultoria, de acordo com a fórmula de reajuste prevista na lei: correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

“Nossa estimativa leva em conta uma previsão de INPC em 10,8% para 2015 e o crescimento de 0,1% do PIB que foi registrado em 2014”, explica Rafael Baccioti, economista da Tendências.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.