O faturamento da publicidade na internet alcançou US$ 42,8 bilhões no Estados Unidos em 2013. O número recorde superou a receita da televisão — que ficou em US$ 40,1 bilhões — pela primeira vez.
É o que aponta levantamento do Interactive Advertising Bureau (IAB; Bureau de Propaganda Interativa; em tradução livre), em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC).
Segundo o estudo, o faturamento da publicidade na internet avançou 17% no ano passado, em relação a 2012. Só no quarto trimestre, a receita foi de US$ 12,1 bilhões.
“A notícia de que a publicidade online tem superado a da televisão é realmente uma surpresa”, afirma Randall Rothenberg, presidente do IAB.
Pelo terceiro ano seguido, os aparelhos móveis tiveram crescimento em receita publicitária. A alta foi de 110% em relação a 2012, para US$ 7,1 bilhões — equivalente a 17% do faturamento total na internet no ano.
O varejo (21%) é o segmento que mais investe em publicidade online, seguido pelos setores automotivo (12%) e financeiro (13%).