Pequenas e médias empresas esperam faturar mais em 2018, diz pesquisa

0 743

O ano de 2018 começa com a retomada do otimismo pelos micro, pequenos e médios empresários brasileiros, segundo pesquisa realizada pela multinacional britânica Sage, líder mundial em software de gestão. Mais da metade dos entrevistados (59%) esperam faturamento acima do alcançado no primeiro semestre de 2017 já nos primeiros seis meses desse ano.

O levantamento foi realizado com representantes de 402 empresas de diversos setores da economia, como indústria, varejo e serviços. “A pesquisa identificou que a melhora no otimismo dos empreendedores está sendo influenciada principalmente pela percepção da retomada da economia e de que a pior fase da tempestade política já passou. Além disso, a queda do desemprego no país, ainda que continue em patamar elevado e preocupante, contribui para o cenário positivo”, explica Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina.

De acordo com o estudo, 40% das companhias pretendem investir em seus negócios no primeiro semestre de 2018. A área mais beneficiada será a de marketing (38,5%), seguida por reforma e modernização da empresa (37%) e lançamento de novas linhas de produtos (31,8%).

Dificuldades em 2018

Apesar da expectativa otimista para o ano, na visão dos empresários ouvidos pela Sage, a crise política vivenciada pelos brasileiros nos últimos dois anos e a alta carga tributária serão os principais obstáculos para o crescimento dos pequenos negócios. “Esses fatores são verdadeiros entraves para a competitividade dos negócios de micro e pequeno porte, que são responsáveis por mais de 50% dos empregos no país”, esclarece Jorge Santos Carneiro.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.