Lula se pronuncia sobre rebaixamento do Brasil em classificação de risco

0 421

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou hoje (10) a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de rebaixar a nota de crédito do Brasil. “Isso não significa nada”, disse o ex-presidente.

O ex-presidente está na Argentina desde terça-feira (8) à noite. Ontem (9), ele participou da inauguração, na província de Buenos Aires, de uma Unidade de Pronta Atenção (UPA) – um centro de atenção médico semelhante a unidades existentes no Brasil.Lula fez as declarações durante o 3º Congresso Internacional de Responsabilidade Social, em Buenos Aires.  No discurso, o ex-presidente criticou as agências de risco, argumentando que elas usam critérios diferentes para os “países quebrados da Europa”.

Em 2008, durante seu governo, quando o país conquistou o grau de investimento, Lula comemorou o feito. Ele disse que era uma conquista do povo brasileiro e sinônimo de “seriedade” das ações do governo.

“Agora o Brasil é considerado um país sério por parte dos investidores estrangeiros”, disse, na época.

“Não sei nem falar direito a palavra ‘investment grade’, mas se fossemos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam, pode-se dizer que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida de suas finanças com seriedade”, afirmou.

“O Brasil, na verdade, virou ‘investment grade’ porque o Brasil toma conta do seu nariz, decide a sua política econômica, decide aquilo que nós queremos fazer”.

 

Fonte: uol.com.br

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.