Itaú e BID abrem linha de crédito de US$ 100 milhões para empreendedorismo feminino

0 542

Itaú Unibanco e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram na segunda-feira (27) a abertura de linha de crédito para empreendedorismo feminino no Brasil. O BID vai repassar US$ 100 milhões ao banco brasileiro. O valor será utilizado para ampliar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas que tenham mulheres como detentoras de pelo menos 51% do capital social. O foco são empresas estabelecidas no Brasil e que tenham faturamento anual de até R$ 8 milhões.

Essa iniciativa celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro. “Para nós, do Itaú Unibanco, investir em mulheres é investir no desenvolvimento econômico e social do País. Com essa parceria, queremos contribuir ainda mais para a expansão de crédito ao mercado de empreendedoras, bem como para o desenvolvimento de companhias lideradas por mulheres”, afirma Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú.

O Itaú complementará os recursos do empréstimo provenientes do BID Invest com serviços não financeiros, o que melhorará a proposta de valor que suas clientes empreendedoras recebem. A parceria do Itaú com o BID já existe desde 2010 e essa é a primeira captação com foco no empreendedorismo feminino. A nova operação complementa o acordo de cooperação técnica firmado em 2013, dedicado a estudar a criação de políticas de crédito, produtos e serviços especificamente para mulheres empresárias.

Em cinco anos, o programa aprovou empréstimos e/ou apoio técnico para 18 instituições financeiras em 11 países da América Latina e do Caribe. Essa nova transação representa um salto quantitativo para que o BID continue a apoiar empreendedoras por meio do weB, já que é a maior operação desde o lançamento do programa.

Foi a partir dessa parceria que surgiu em 2013 o programa Itaú Mulher Empreendedora. Atualmente, o programa conta com mais de 7,3 mil participantes de todo o Brasil, ligadas pela plataforma de conteúdo. Até hoje foram 280 horas de workshops de capacitação, cerca de 300 mulheres participando de rodadas de negócio, 1,7 mil envolvidas em encontros com mulheres inspiradoras, mentoria para cerca de 30 empreendedoras e programa de aceleração para outras 30.

Fonte G1
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.