IRPF: Erros na declaração levam direto para a boca do leão

0 24

A Receita Federal espera receber 27 milhões de declarações de imposto de renda neste ano. Até o dia 30 de abril, devem entregar o documento pessoas que tiveram rendimentos acima de R$ 25.661,70 no último ano. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165.

A corrida para fazer a declaração já começou, mas muitos ainda deixam essa obrigação para a última hora. Com a pressa, erros simples são cometidos na hora de preenchê-la, por isso fique atento:

– Um dos fatores que levam milhões de declarações a cair na malha fina são os erros de digitação. Uma vírgula fora do lugar ou números incorretos podem causar a maior dor de cabeça.

– Outro fator importante são os informes de rendimentos dos bancos que não são padronizados. No momento de lançar os dados no documento, todos os valores que aparecem nesses informes devem ser transcritos para a declaração, cada um num quadro específico. Não se deve deixar nenhum de fora.

– No caso de dependentes, o contribuinte pode incluí-los em sua declaração. Se optar pelas deduções legais, deve lançar as despesas dedutíveis referentes a eles. Mas o contribuinte deve ter cuidado. Se os dependentes possuem rendimentos próprios, esses valores, mesmos que pequenos, devem constar na declaração.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.