Interações em perfis de marcas de bebidas alcoólicas caem 33% no Facebook

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Desde a chegada da pandemia foi possível perceber alterações no comportamento dos usuários de redes sociais. Os horários de maior acesso das plataformas mudaram, em certo momento os vídeos ganharam destaque e as atitudes dos usuários seguem surpreendendo. Um exemplo são as interações nos diferentes ramos da indústria, que mudaram na comparação anual, segundo revela estudo realizado pela Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recém adquirida pela Astute.

De acordo com o levantamento, alguns ramos tiveram resultados muito diferentes dependendo da plataforma, como é o caso das interações relacionadas a FMCG Food (alimentos como balas, doces, refrigerantes e comidas perecíveis), que tiveram crescimento de 14,9% no Instagram, mas diminuição de 13,9% no Facebook na comparação de 2020 com 2019.

Apesar das diversas lives ocorridas com a divulgação de diferentes tipos de bebidas alcoólicas, quando o foco se volta para a quantidade de interações nas redes, o resultado não é tão positivo assim. Mesmo as ações dos usuários tendo permanecido estáveis no Instagram de 2019 para 2020, a queda das interações relacionadas ao setor foi de 33,7% no Facebook. Isso fez com que o setor de bebidas alcoólicas atingisse uma das maiores quedas na plataforma. No levantamento realizado pela Socialbakers no terceiro trimestre de 2020, por exemplo, os cinco perfis com maior interação no Facebook eram de bebidas alcóolicas: Jurupinga Dinalle, Cerveja Brahma Oficial, Club des Sommeliers, Ambev e Skol.

Já o E-commerce foi um dos destaques, sendo o único ramo em que as interações aumentaram nas duas redes de Mark Zuckerberg. O comércio eletrônico registrou um crescimento de 14,4% em interações no Instagram e de 1% no Facebook.

Outros setores que também sofreram queda em interações no Facebook e no Instagram foram Beleza, Moda e Varejo. O levantamento da Socialbakers também chegou à conclusão que as interações gerais para contas de marca diminuíram 5,4% no Facebook e 6,3% no Instagram na comparação anual.

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