Inflação tem maior alta em 11 anos

0 52

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo), fechou março em alta de 0,92%, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (9). Trata-se da maior inflação para março desde 2003, quando o IPCA teve alta de 1,23%.

Em fevereiro, a alta dos preços havia sido de 0,69%. Em janeiro, os preços tinham subido 0,55%, a menor taxa de crescimento para meses de janeiro desde 2009. No trimestre, a alta acumulada dos preços é de 2,18%.

Em março do ano passado, a inflação oficial tinha subido 0,47%. Nos últimos 12 meses, alta acumulada dos preços é de 6,15%.

A meta do governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

O IPCA mede a inflação para as famílias com renda de um a 40 salários mínimos em nove regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, além do município de Goiânia e de Brasília.

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.