Inadimplência é a menor em três anos, aponta Serasa Experian

0 79

O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, apresentou na manhã desta quarta-feira (12) um estudo inédito sobre inadimplência. O material aponta que 36,6% dos consumidores que estavam inadimplentes no passado, mas que regularizaram suas pendências financeiras no final de 2012, voltaram a enfrentar problemas em 2013. “O percentual vem diminuindo a cada ano, número que representa um bom desempenho da educação econômica do consumidor brasileiro”, esclareceu Loureiro.

Em 2011 e 2012, a reincidência foi de 39,4% e 38,9% respectivamente. Dos 36,6% que voltaram a ficar devedores, 27,1% tinham mais de cinco dívidas, contra 29,4% do ano anterior.

Durante a apresentação do estudo, foi lançado um guia online gratuito para ajudar o consumidor a evitar a inadimplência. “A Serasa Experian, há muito tempo, está empenhada na educação financeira do brasileiro, porque não basta a economia com crédito em expansão se o consumidor fica inadimplente, perde sua qualidade de vida, não constrói patrimônio e ainda paga por juros cada vez mais altos”, disse o executivo.

Do vermelho para o azul

Do total das pessoas que entraram na base da Serasa Experian no ano passado, 17,6 milhões consumidores quitaram suas dívidas e limparam seu nome, aumento de 2,17% em relação a 2012. Em 2012, 17,3 limparam o nome, 1,88% maior do que o montante de 2011 (16,9 milhões). Em 2012 e 2013, os feirões Limpa Nome Online e Feirões Limpa Nome da Serasa Experian atraíram milhares de pessoas. O Limpa Nome reuniu 232 mil pessoas, que renegociaram R$ 100 mil em dívidas. O Limpa Nome Online chegou a contabilizar 1,2 milhão de acessos.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.