Homens brasileiros estão mais engajados em sua rotina de higiene e beleza

0 321

O mercado de beleza especializado no público masculino está se transformando e amadurecendo nos últimos anos, especialmente no Brasil. Um novo estudo da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, analisou o comportamento de 22.000 homens em oito países, descobrindo que estão cada vez mais preocupados com sua rotina de cuidados pessoais. Enquanto 67% dos brasileiros declaram tentar manter sua aparência, a média global é significativamente menor, com 57%.

No que se refere ao envelhecimento, há diferenças visíveis por país. Os brasileiros se destacam mais uma vez, com mais da metade (54%) alegando que farão o que puderem para parecer mais jovens, atrás apenas dos chineses, com 58%.

Embora os homens brasileiros fiquem em segundo lugar no que diz respeito à importância de ter uma aparência jovem, eles são os mais envolvidos em termos de uso semanal de produtos de cuidados pessoais, com em média 63 por semana (sendo 47 a média global). Isso ocorre devido ao uso de categorias como sabonete, desodorante, shampoo, fio dental e pós-barba.

Quando se trata de gastar dinheiro em produtos de beleza e cuidados pessoais, os alemães superam os outros, com 68% mencionando que gostam de gastar muito com os produtos dessas categorias, em comparação com a média global de 21%. Curiosamente, apesar de serem conhecidos por suas culturas de cuidados pessoais, os franceses e americanos são os menos propensos a gastar com esses produtos, com respectivamente apenas 11% e 10%.

“No cenário global, é uma imagem promissora para marcas e fabricantes de produtos de higiene e beleza. Os homens estão se mostrando mais preocupados com a aparência e confortáveis consumindo esses produtos, além de estarem adquirindo um maior conhecimento sobre o que está nas prateleiras. Como vimos, o brasileiro é mais receptivo do que a média global, mas ainda há carência de produtos específicos para esse público, impedindo o crescimento ainda maior da categoria”, comenta Renan Morais, especialista em insights da Kantar.

Quanto às principais preocupações enfrentadas pelos homens brasileiros, destacam-se acne e pele oleosa. No total, 63% declararam que tiveram algum problema de pele no ano passado, 8% a mais do que a média mundial. O Brasil também se sobressai na procura por tratamentos profissionais, sendo o país em que os homens mais optaram por cuidar da sua estética nos últimos 6 meses (29%), mais do que o dobro da média geral de 14%.

Além dos tratamentos profissionais, os brasileiros têm 87% mais chance de experimentar produtos de barba, 61% de acompanhar as últimas tendências da moda e 32% de preferir produtos naturais, em comparação à média global. Sendo eles surpreendentemente os mais propensos a dizer que estão envolvidos com a categoria, a qualidade dos produtos se torna uma característica muito importante. Quase metade (47%) alega verificar este detalhe para sua decisão final, contra 38% globalmente. As recomendações também são importantes na decisão de compra, influenciando mais de 20% dos produtos de cuidados pessoais comprados por homens brasileiros.

“Mesmo a adesão da rotina de cuidados pessoais por parte dos homens ser uma tendência e um grande desafio em alguns países, o mercado brasileiro está em alta. Com 35%, o Brasil lidera o ranking de pessoas categorizadas como heavy users, ou seja, que possuem mais frequência nas ocasiões de cuidados pessoais ao longo da semana.”, afirma Renan.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.