Grandes tendências de negócios e relações de consumo serão apresentadas na APAS Show 2018

0 2.264

Desde dezembro do ano passado, a APAS Show, reconhecidamente a maior feira e congresso supermercadista no mundo, já havia comercializado todo o seu espaço de exposições de estandes no Expo Center Norte, em São Paulo. Não é surpresa, já que o evento, que apresenta as melhores práticas de negócios do setor e reúne os principais dirigentes de redes e lojas, é a grande oportunidade para que os fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtos e, o mais importante, fechem negócios.

Quem ganha é o consumidor: na feira e congresso, indústria e setor supermercadista passam quatro dias em contato para que as melhores condições e tendências sejam repassadas para a ponta, sempre considerando experiências positivas de consumo.

Tanto que, para esta 34ª edição, o tema é “Nós Amamos Supermercado”, enaltecendo principalmente o sentimento de que é necessário considerar as relações entre todos os elos da cadeia, que começa nos produtores, passa pela indústria, distribuidores, supermercados, até finalmente chegar ao cliente. Ou seja, são momentos que não estão à venda e histórias de sucesso que estão por trás de uma simples visita ao supermercado.

Erlon Ortega, vice-presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, organizadora do evento, e diretor da APAS Show, explica que a ideia com o tema é trazer à tona a definição de relações fortes para o sucesso dos negócios, fidelizando clientes. “É mais fácil conectar-se com uma marca ou um estabelecimento quando se sente emocionalmente envolvido. É comum encontrar consumidores que amam e reconhecem carinhosamente determinado supermercado como uma parte essencial de seu dia a dia: um local muitas vezes aconchegante em que a prestação de serviços e o atendimento é voltado às particularidades de cada consumidor, fazendo da loja uma segunda casa para ele, ou seja, a extensão da sua dispensa, fortalecendo a relação”, explica o diretor. “Faremos nosso melhor para enaltecer o setor supermercadista, o empresário, os funcionários, fornecedores e consumidores. Vale a pena ser supermercadista, é gratificante. Nossa missão de atender 85% da população, sermos o primeiro emprego de muitos jovens, atendermos de maneira democrática todas as pessoas e estarmos presente na vida de cada um reflete nosso amor pelo setor”, finaliza Erlon.

Para Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte, sediar o maior evento mundial do setor supermercadista por 24 anos é motivo de muito orgulho e um grande reconhecimento ao trabalho que desenvolve para promover cada vez mais soluções inovadoras e de qualidade aos promotores, expositores e visitantes do centro de exposições e convenções. “Desde a 10ª edição, em 1994, a APAS Show é realizada no Expo Center Norte. Sempre oferecemos um espaço completo e versátil, com excelente infraestrutura para comportar a instalação de grandes feiras, como a APAS, que conecta profissionais de todo o mundo. Desejamos que esta edição seja, novamente, um grande sucesso”, afirma Ventura.

Feira e Congresso

Serão mais de 700 expositores nacionais e internacionais que vão apresentar seus produtos e serviços a cerca de 74 mil inscritos na Feira, que ocupará os 35 mil metros quadrados de exposição nos pavilhões do Expo Center Norte.

Para o Congresso de Gestão, ao longo das últimas edições a parceria entre a APAS e FGV, por meio do GVcev (Centro de Excelência em Varejo), se consolidou e fortaleceu, proporcionando ano a ano no uma grade completa de palestras, com renomados profissionais e muito conteúdo aos visitantes. Nesta edição há novidades: a grade de programação foi ampliada, integrando novos auditórios temáticos e grandes especialistas que apresentarão em detalhes tendências que vão influenciar diretamente o mercado neste próximo ciclo. As palestras serão divididas por temas nos seguintes auditórios:

• Marketing | Paixão por servir
• Comercial | Eu amo comprar bem
• Operações | Orgulho em fazer bem-feito
• Capital Humano | Satisfação em Cuidar de Gente
• Capital Humano | Desvendando a Reforma Trabalhista
• Estratégia | Paixão por Inovar
• Logística e Abastecimento | Paixão por fazer Conexões Eficientes
• Saúde, Bem-estar e Segurança dos Alimentos | Cuidando dos Clientes

Do início ao fim do Congresso estão grandes nomes, desde Milton Jung, âncora da Rádio CBN, como mestre de cerimônias da palestra inaugural do sociólogo Bolívar Lomounier, até Leandro Karnal, historiador que levará seus conhecimentos aos participantes no último dia do evento no Grande Auditório.

Na programação estão especialistas da indústria e do varejo que têm muito a dividir com os congressistas: Peter Estermann, Diretor-Presidente do GPA; NoëlPrioux, CEO do Carrefour; Carlos Moyses, CEO da iFood; Roberto Schmidt, Diretor de Planejamento de Marketing da Globo; Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados (administradora do Mc Donald´s); Ruy Shiozawa, presidente do GreatPlacetoWork; Rogério Salume, CEO da Wine; e André Heller, campeão olímpico de vôlei.

Novidades nas Arenas

A Arenas de Conhecimento e Gestão crescem nesta edição da APAS Show e passam a integrar três espaços distintos dentro da área de exposição da Feira, trazendo tanto cursos gratuitos e grade reestruturada com o objetivo de atender às necessidades e gargalos do dia a dia de dirigentes e executivos do setor supermercadista, quanto mais tecnologia para a solução de problemas comuns aos supermercados. São espaços democráticos e ambientes abertos, tornando-os pontos de encontro, convergência, aprendizado e troca de experiência a toda a diversidade presente no evento.

As Arenas estão assim divididas:

• Arena Facilities Bin, que leva o nome do seu patrocinador exclusivo Bin, a solução de processamento de transações de débito e crédito da First Data, empresa de tecnologia e soluções para meios de pagamento. A empresa patrocinará no espaço treinamentos para áreas facilities e serviços gerais. Será um espaço dedicado para o aprimoramento nos segmentos de limpeza, manutenção predial e gestão de contratos terceirizados.

• Arena de Gestão Falconi, que, assim como a tradição da consultoria patrocinadora, apresentará palestras focadas na melhoria contínua da liderança do varejo, fundamental para o sucesso dos negócios.

• Arena Hackathon, inovação na APAS Show. A maratona de tecnologia coordenada pela APAS em parceria com a iHubreunirá especialistas em tecnologia, varejo, negócios, marketing, desenvolvimento de softwares e designers para entender processos com potencial de melhoria e desenvolver ideias que, em dois dias – 08 e 09 de maio –, apresentem soluções lógicas, financeiramente viáveis e com a possibilidade de implantação nos supermercados. As questões a serem estudadas serão filas e validade dos produtos, dois grandes temas essenciais na operação supermercadista.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A APAS Show também integra na programação um espaço exclusivo para debater a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social, tanto na Feira, com o estande de Sustentabilidade, que leva as boas práticas aos supermercadistas, quanto em um evento à parte, que acontece simultaneamente à programação e também no Expo Center Norte. O Evento de Responsabilidade Social acontece no dia 8 de maio, às 15h, e a grande participação desta edição será a da renomada Monja Coen como palestrante. A promessa é a de ilustrar iniciativas por meio de valores corporativos que envolvam a conscientização das dificuldades e apresentar uma mensagem de paz e tranquilidade, para que os presentes tenham conceito amplo e correlativo com a cultura da organização.

Tecnologia

Diversas ferramentas potencializarão a participação de visitantes e expositores, como é o caso da iniciativa Conexão de Negócios, que maximiza a realização de negócios dentro do evento por meio de encontros programados.

Já para entregar aos participantes muito mais conteúdo do que será apresentado no evento, serão potencializados ao máximo canais oficiais online, como site, aplicativo, blog e redes sociais. Serão artigos exclusivos, dicas, cases e entrevistas, todas relacionadas ao tema e sua conexão com os negócios.

Para Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS, serão várias as maneiras de se aproveitar cada recurso do evento, e salienta por que o público-alvo não deve perdê-lo. “A APAS Show já se consolidou como a principal plataforma de negócios e integração entre empresários supermercadistas, indústria, consultores, autoridades, imprensa e executivos do Brasil e do exterior que têm como interesse comum conhecer novos produtos, serviços e tecnologia, obter conhecimento sobre gestão, operação, marketing, capital humano e comercial, fazer networking e fortalecer as parcerias existentes, tudo isso em busca da eficiência”, afirma o presidente.

Além disso, nesta edição o evento também terá o Game Academia APAS Show 2018. Com o intuito de inovar no treinamento e evoluir o atendimento a todos os visitantes, a novidade é um jogo interativo, feito em parceria com a Enneaplay, empresa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de uma plataforma mobile de suporte ao treinamento em sala de aula, eLearning e marketing gamificado.O game é voltado para todos os prestadores de serviços do evento, expositores e respectivos fornecedores. Vencedores do jogo receberam bottons, além de medalhas que serão entregues em um treinamento presencial.

Prêmio Geração de Negócios

Para mensurar os volumes praticados durante os quatro dias de evento, unindo indústria e supermercadistas, e para reconhecer os expositores detentores dos melhores resultados, a APAS Show 2018 realizará a segunda edição do Prêmio Geração de Negócios.

No ano passado, os critérios utilizados para a avaliação partiram de evidências como quantidade de negócios fechados durante o evento, agendamento de reuniões, rodada de negócios internacionais, entre outros. Os vencedores de cada categoria foram: Marilan Alimentos (Estande Mega), Câmara de Comércio Árabe Brasileira (Estande Grande), Laticínios Porto Alegre (Estande Médio), Nexxto (Estande Pequeno), e Ambev (categoria ‘Patrocinador’).

Números a superar

A grandiosidade da APAS Show pode ser comprovada pelos números da edição do ano passado:
• 74.288 (CPFs) inscritos em 2017 – 4% superior à edição de 2016;
• 12.605 empresas inscritas (CNPJs) – 7% superior à edição anterior;
• 560 visitantes internacionais de 61 países, um número em linha com o de 2016;
• 3.974 congressistas – 8% superior ao total do ano anterior, recorde de congressistas;
• 719 expositores – ante os 686 participantes da última edição em 2016;
• 239 expositores internacionais de 27 países – 52% a mais que o ano anterior;
• Em volume de negócios, foram estimados R$ 7 bilhões gerados – exatamente R$ 1 bilhão a mais em relação a 2016;
• As Rodadas de Negócios Apex-Brasil totalizaram 1.153 reuniões, entre 150 empresas e 40 compradores internacionais de 23 países, que resultaram em negócios imediatos e esperados para os próximos 12 meses seguintes ao evento na ordem de US$ 96 milhões, crescimento de 24,8% em relação ao ano anterior.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.