Governo anuncia crédito de R$ 15 bilhões e juro menor para exportações

0 31

O anúncio das medidas, no âmbito do Plano Nacional de Exportações, lançado no ano passado, acontece em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que será votado no plenário da Câmara dos Deputados neste fim de semana.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as linhas de crédito poderão beneficiar mais de 3,5 mil empresas exportadoras. “Com isso, terão possibilidade de ampliar sua competitividade no mercado externo, contribuindo para a geração de saldos na balança comercial”, acrescentou.

Juros menores
O governo informou que as linhas de crédito do BNDES para pré-embarque das exportações, destinados à produção de bens de capital (máquinas e equipamentos para produção) terão custo integral (100%) baseado na Taxa de Juros de Longo Prazo, atualmente em 7,5% ao ano. Até então, 70% dos juros tinham por base a TJLP.

Segundo o governo, o setores beneficiados com as medidas, no caso de bens de capital, são: alimentício, metro-ferroviário, máquinas de implementos agrícolas e rodoviários, geração de energia, aeronaves, ônibus, caminhões, fornos, celulose e siderurgia, entre outros.

No que se refere aos bens de consumo, as linhas de crédito contemplarão os setores de alimentos, calçados, têxteis, móveis, cosméticos, eletrodomésticos, plásticos, vidros, produtos cerâmicos. As linhas também envolvem a venda externa de automóveis de passeio, carnes e equipamentos de defesa.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.