Genéricos crescem 12,6% no 1º tri

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O Dia Nacional do Medicamento Genéricos, celebrado nesta quarta-feira, 16, vem recheado de boas notícias para a indústria e consumidores. Com 16 anos de presença no mercado brasileiro, as vendas do segmento, em volume, apresentaram alta de 12,6 % nos 3 primeiros meses de 2015. Foram 227,3 milhões de unidades contra 201,8 milhões no mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, a partir dos dados do varejo farmacêutico brasileiro auditados pelo IMS Health.

Em receita, os genéricos movimentaram R$4,3 bilhões nos três primeiros meses ado ano, valor 23% maior que registrado no mesmo período de 2014. A participação da categoria e bateu a marca de 28% no varejo no 1º trimestre de 2015 contra 27,5% registrado no mesmo período do ano passado.

O desempenho dos genéricos foi superior ao verificado pelo mercado farmacêutico total, que engloba venda de todos os tipos de medicamentos, cujas vendas cresceram 11%  em unidades e 15,2% em receita.  “Somos a única categoria de medicamentos que cresceu acima da média geral do mercado”, diz Telma Salles, presidente da PróGenéricos.

Segundo a executiva a combinação de preços baixos com qualidade e eficácia, explicam a expansão dos genéricos no mercado doméstico. “Vemos claramente a tendência de substituição nos pontos de venda. O consumidor substitui o medicamento de marca, seja ele o produto de referência ou o similar, pelo genérico, que é mais barato”, afirma.

Com preços em média 35% menores que os medicamentos de referência, os genéricos proporcionaram uma economia de R$3,3 bilhões para os consumidores nos primeiros três meses do ano. “Esse é volume de recursos que as famílias deixaram de gastar com medicamentos ao optarem pelos genéricos”, aponta a executiva. “Os genéricos estão atraindo consumidores de fora da sua base.

 

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