Empresa aposta em novos usos para o café tradicional

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No Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, que tal comer ao invés de simplesmente beber a tradicional iguaria brasileira? Essa foi a aposta da empresa capixaba SPA, com tradição de 22 anos no mercado de chocolate, ao criar o café comestível Coffe Beans Goot, lançado em 2012.

Percebendo o sucesso do produto, a companhia agora decidiu apostar no lançamento da linha Cafene, uma espécie de pasta de café que pode ser misturada com outros ingredientes, como bolo, sorvete, drinque e milk-shake.

“Estamos descobrindo aplicações a partir da massa integral de café e transformando o que é possível em produtos para o food service e o varejo, como forma de finalizar pratos doces e salgados”, explica Flávio Abaurre, inventor da linha e sócio diretor da SPA. A novidade, disponível no mercado a partir de julho, atenderá novos segmentos, como padarias, confeitarias, hotéis e restaurantes.

Para vencer a resistência ao novo produto pelos consumidores e varejistas, Renato Abaurre, diretor da SPA, conta que a empresa aposta na degustação. “Temos a vantagem de causar curiosidade nas pessoas. É comum encontrar consumidores que não gostam do café tradicional, mas apreciam degustá-lo”, diz.

Dados

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

“Ao contrário do que acontece com o café tradicional, não desperdiçamos a borra durante o processo de fabricação do produto para garantir um sabor especial”, diz Abaurre.

O executivo afirma ainda que a empresa já atende mais de dois mil pontos de vendas nas principais capitais brasileiras e que o produto representa representa 30% do faturamento total.

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