E-Commerce brasileiro cresce 97% no mês de setembro

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Dados mais recentes do Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, indicam que as vendas do e-commerce* brasileiro cresceram 97% em setembro no comparativo com o ano passado. Além disso, a média de crescimento dos últimos três meses (julho, agosto e setembro) foi de 81,5% na comparação com os 13,4% do mesmo período de 2019.

“Vimos as compras online praticamente dobrarem no comparativo ano a ano, o que indica que a confiança do consumidor está melhorando, apesar do ambiente econômico ainda ser desafiador”, afirma Cesar Fukushima, Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.

Vendas Totais

O Mastercard SpendingPulse registrou que o volume total de vendas em setembro (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) teve crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período em 2019. A média dos últimos três meses ficou com crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com relação ao desempenho do varejo, cinco setores tiveram crescimento acima do indicador total de vendas: supermercado, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, combustíveis e artigos de uso pessoal e doméstico. O setor de vestuários foi o único com desempenho abaixo do varejo total.

Na comparação entre as regiões do país, Norte (3,3%) e Nordeste (3,5%) tiveram aumento acima da média, enquanto Sul (2,4%), Sudeste (0,6%) e Centro Oeste (1,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período em 2019.

*Vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais o comprador faz um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

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