Dicas para quem vai declarar o IR na última hora

0 187

Com o fim do prazo para a entrega do imposto de renda, é comum que milhões de brasileiros que deixaram a declaração para o último momento estejam cheios de dúvidas. Até o dia 29 de abril, o Fisco espera receber 28,5 milhões documentos dos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91, mas quem se antecipar e não entregar declaração em cima da hora pode ter alguns benefícios.

Conseguir contratar os serviços de um profissional para fazer a declaração facilita esta tarefa e, na fase final, a procura aumenta ainda mais. Com antecedência, também é possível reunir todos os documentos necessários, tirar todas as dúvidas e, ainda, receber a restituição nos primeiros lotes, caso seja devida, já que a Receita federal analisa por ordem de chegada e prioridade. Também é possível evitar a instabilidade do sistema da Receita Federal, que fica sobrecarregado nos últimos dias.

O contador e profissional da GetNinjas, Luiz Carlos Bonifácio, explica quais são os erros mais comuns na hora de declarar, que somam 90% dos equívocos, e como repará-los. Eles são cometidos, principalmente, por quem deixou a entrega do imposto de renda para a última hora.

*Compreender os informes

Depois de reunir todos os comprovantes de despesas e informes de rendimento, é necessário analisar as informações e destacar quais serão usadas para preencher os campos do sistema. A tarefa deve ser realizada com antecedência, e, para isso, é necessário conhecer exatamente o que o sistema solicita.

*Informações em campos indevidos

O preenchimento das informações deve ser realizado nos locais adequados, pois informar os ganhos nos campos errados pode, inclusive, onerar o contribuinte. Uma simples conferência pode evitar esta situação.

*Omissão de rendimentos de dependentes

Ao declarar uma pessoa, seja filho, pai ou mãe, como dependente, é preciso lembrar-se de somar os rendimentos desta com os do contribuinte para que as informações não sejam inconsistentes.

*Desequilíbrio patrimonial

Na declaração, é necessário manter a relação de equilíbrio patrimonial. Isso quer dizer que o aumento dos bens, como por exemplo, a compra de um imóvel e as dívidas referentes, deve ser informada na declaração, já que a diferença entre o rendimento declarado e o valor do imóvel e o aumento repentino de posses pode fazer o contribuinte cair na malha fina.

O profissional reitera, ainda, que mesmo que o prazo esteja se esgotando, entregar o imposto de renda é fundamental para não ter graves problemas com a Receita federal, pois é uma obrigação de todo contribuinte e que pode gerar multa. Com uma declaração retificadora, as informações podem ser complementadas e corrigidas, mas, para ser resgatado da malha fina, é indicado contratar um serviço especializado no sistema tributário, como os profissionais da GetNinjas, e aguardar ainda mais pela restituição.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.