Confiança do comércio volta a cair

0 79

O indicador que mede o grau de confiança do empresário do varejo da cidade de São Paulo registrou queda de 3,9 % em maio, em relação ao mês de abril. É a quarta baixa mensal consecutiva, de acordo com a FecomercioSP.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 104,8 pontos, número próximo da margem de pessimismo. A escala vai de zero a 200 pontos e indica pessimismo quando o resultado fica abaixo de cem pontos. O nível de maio é o segundo mais baixo da série histórica, iniciada em março de 2011. O pior é o de julho de 2013 (104,2 pontos).

Em maio, a propensão do empresariado paulista, tanto a investir quanto a empregar, caíram 2,9% (para 95,5 pontos) e 1,3% (para 117,8 pontos), respectivamente. Desde o fim de 2013, a expectativa de contratação caiu mais de 15%, e a de investimentos, mais de 10%.

Apesar de as quedas refletirem intenção, e não retração real, a FecomercioSP considera importante ficar atento às quedas do indicador a patamares abaixo de cem pontos, o que pode significar redução, adiantamento ou suspensão de decisões de investimento.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.