Condor comemora 85 anos no Brasil

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Com o propósito de crescer dois dígitos em 2014, a Condor comemora 85 anos no País e quer fortalecer sua rede de distribuidores. Com quase dois mil itens em seu portfólio, distribuídos em cinco diferentes categorias de produtos – para limpeza do lar, higiene bucal, beleza, pintura imobiliária e pintura artística/ escolar –, a Condor celebra neste ano mais de oito décadas de atuação no Brasil.

Fábio Luiz Rose, diretor-comercial da empresa, revela que a companhia espera obter um crescimento de duplo dígito para 2014, apoiando-se especialmente em ações como o fortalecimento do calendário promocional, o trabalho com a rede de parceiros distribuidores  espalhados pelo Brasil e a capacitação da equipe de vendas.

Nesta entrevista, ele comenta sobre a importância do atacado distribuidor para a companhia e fala sobre os desafios enfrentados em todos esses anos de funcionamento, bem como sobre a transição de comando. “Foi um marco na história da empresa e começou há 17 anos, com a contratação de um diretor-presidente oriundo do mercado”, conta.

Quais os principais desafios que a empresa teve de enfrentar nesses 85 anos de atuação no País?

Tivemos muitos, até mesmo porque a própria longevidade da empresa é, por si só, uma conquista. Dois desafios, em especial, foram marcantes: como acontece em toda empresa familiar, a transição da gestão para executivos é sempre um caminho difícil.

Ter conseguido isso foi um marco na história da empresa e começou há 17 anos, com a contratação de um diretor-presidente oriundo do mercado. Hoje, o processo está consolidado e os sócios-controladores são representados no Conselho de Administração. Outro desafio foi o que nos levou a adotar um foco mais externo. Isso é especialmente complicado para uma empresa com forte inclinação industrial, que, historicamente, é sua fortaleza.

A mescla de recursos externos com a prata da casa provocou desconfiança no passado, mas atualmente é vista como necessária para maximizar os resultados. Foco nos clientes e consumidores é uma competência recente, que vem sendo desenvolvida.

Como a Condor vê seu relacionamento com o canal atacadista distribuidor e o quanto ele representa em vendas?

Atualmente, a participação do setor no nosso negócio principal (HigBelLim) é de pouco mais de metade da receita. Temos uma forte ligação com os empresários do meio e, há quatro anos, criamos um programa especial para desenvolver uma rede de distribuidores focados na nossa marca.

Os resultados já começaram a surgir. Com o desenvolvimento, mudamos por completo nossa maneira de ir ao mercado, simplificando a carteira de clientes e a operação logística.

Como e quanto a empresa pretende crescer em 2014?

Projetamos um crescimento médio de duplo dígito para 2014, apoiado especialmente em três pilares: intenso investimento no calendário promocional, com iniciativas em todos os negócios em que atuamos, cobrindo lançamentos e relançamentos de produtos e ações nos pontos de venda; fortalecimento do trabalho com nossa rede de parceiros distribuidores espalhados pelo Brasil, aumentando a pulverização da marca; e capacitação da equipe de vendas, levando-a a desenvolver competências e habilidades em vendas e em marketing.

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