Cadastro positivo automático entra em vigor em um mês

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A um mês da implantação definitiva do Cadastro Positivo automático em todo o Brasil, a Associação Nacional dos Bureaus de crédito (ANBC) estreia nesta segunda-feira (9) uma campanha nacional obrigatória de divulgação do banco de dados dos bons pagadores.

A campanha, a ser veiculada em TVs e rádios, ficará no ar por um mês até a data oficial de inclusão automática de todos os consumidores brasileiros no Cadastro Positivo. O intuito da divulgação é mostrar para que serve o banco de dados e esclarecer a possibilidade de excluir qualquer nome de forma gratuita.

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados.

Com essas informações será composto o score de crédito do consumidor, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Esse score ficará visível para empresas que concedem crédito, algo que, de acordo com o BC, tem potencial de reduzir os juros desse tipo de operação ao criar relações mais transparentes entre credor e tomador.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas.

O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.

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