Brasil terá Dia Livre de Impostos em 30/05

0 414

Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite? Cada item tem um valor diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com apoio da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP), promove o Dia Livre de Impostos, que acontecerá em 30 de maio.

Para conscientizar população e lojistas, no dia 30/05, cerca de 821 lojas, incluindo redes do varejo, shoppings e comerciantes, de 17 estados do Brasil, terão alguns produtos à venda com descontos da tributação. O Dia Livre de Impostos vai acontecer em todo o Brasil. “Queremos mostrar para a população como as tributos são abusivos. Para se ter uma ideia, apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”, afirma Jean Carlos, Coordenador Estadual da CDL Jovem em São Paulo.

O Dia da Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Altos tributos sem retorno têm impacto ruim na vida das pessoas, além disso tornam os produtos mais caros, gerando uma queda nas vendas do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo. O brasileiro trabalha cerca de 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos.

Para o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff, “As obrigações acessórias e a burocracia são muitas e complexas, que chegam a ser piores do que a própria carga tributária, pois o tempo e o próprio custo para atendê-las, também oneram o consumidor”, afirma.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. O intuito não é a sonegação, pois nesse dia o empresário arca com os tributos, para não ser repassado aos consumidores. Em 2018, a data contou com a participação de 17 estados, com a colaboração de mais de 5 mil varejistas e shoppings centers.

Os descontos dos produtos podem variar entre 10% a 70%, mas vale lembrar que cada estado possui uma tributação. Os produtos serão apresentados com uma TAG de preço com as seguintes denominações “preço com imposto” e “preço sem imposto”, desta maneira o consumidor poderá ver o valor do desconto.

A lista completa de participantes pode ser conferida no site: www.dialivredeimpostos.com.br

Fonte e-commerce News
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.