Brasil cai 18 posições no ranking de competitividade

0 59

O Brasil caiu 18 posições no ranking anual que mede a competitividade de 140 países, ficando atrás de Panamá e Vietnã, divulgou nesta terça-feira (29) o Fórum Econômico Mundial.

No levantamento, Relatório Global de Competitividade 2015-2016, feito em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Brasil ficou na colocação número 75, a pior da série histórica iniciada em 2006, devido à deterioração da confiança nas instituições, piora nas contas públicas e na capacidade de inovação e educação.

Com isso, o Brasil ficou atrás de alguns dos principais concorrentes, como México, Índia, África do Sul e Rússia, e de nações com menor expressão econômica, como Panamá e Vietnã.

Desde o estudo de 2012, quando atingiu a posição 48, a melhor do país, o Brasil tem estado em queda livre no levantamento.
Isso, mesmo com o relatório apontando estagnação global, o que enxergou como um ‘novo normal’, composto por crescimento econômico menor, desaceleração da produtividade e aumento do desemprego.

A Suíça manteve a liderança no ranking pelo sétimo ano seguido, seguida por Cingapura e Estados Unidos. A maioria dos países menos competitivos pertence à África Subsaariana, com exceção do Haiti, Venezuela e Mianmar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.