Nesta quarta-feira (29/11), a consultoria Interbrand divulgou o seu ranking anual das marcas mais valiosas do Brasil. Em 2017, as cinco primeiras posições continuam sendo ocupadas pelas mesmas companhias: Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Esse top 5 representa 75,3% do valor total do levantamento.
De acordo com a consultoria, 20 das 25 marcas registram uma variação positiva no seu valor, quando comparadas com o ano passado. As que mais avançaram foram Magazine Luiza (30%) Bradesco (18%), Renner (16%), Havaianas (13%) e Localiza (11%). A única novata na lista é o Fleury, primeira marca do setor de saúde a entrar no ranking. O grupo ocupa a 25ª posição, com valor de R$ 413 milhões. De forma geral, o valor das 25 marcas que compõem a lista cresceu 6,4%, somando R$ 116,7 bilhões.
“O ranking mostra que os resultados de um bom trabalho de marca em tempos de cautela aparecem rápido”, disse Daniella Bianchi, diretora-geral da Interbrand, em comunicado. Segundo ela, destacaram-se as marcas que souberam combinar boa gestão, espírito empreendedor e consistência, além de terem um propósito forte e claro.
Confira a lista completa:
- Itaú (R$ 28,1 bilhões)
- Bradesco (R$ 22,1 bilhões)
- Skol (R$ 16 bilhões)
- Brahma (R$ 11,2 bilhões)
- Banco do Brasil (R$ 10,3 bilhões)
- Natura (R$ 7,1 bilhões)
- Antarctica (R$ 4 bilhões)
- Petrobras (R$ 3 bilhões)
- Vivo (R$ 2,3 bilhões)
- Cielo (R$ 1,7 bilhão)
- Renner (R$ 1,2 bilhão)
- Lojas Americanas (R$ 1,1 bilhão)
- Ipiranga (R$ 1,1 bilhão)
- BTG Pactual (R$ 1 bilhão)
- Casas Bahia (R$ 691 milhões)
- Havaianas (R$ 688 milhões)
- Porto Seguro (R$ 638 milhões)
- Hering (R$ 556 milhões)
- Extra (R$ 502 milhões)
- Totvs (R$ 498 milhões)
- Magazine Luiza (R$ 497 milhões)
- Bohemia (R$ 476 milhões)
- CVC (R$ 427 milhões)
- Localiza (R$ 418 milhões)
- Fleury (R$ 413 milhões)