Argentina bloqueia exportação brasileira

0 50

O relacionamento entre Brasil e Argentina não vai bem. Desde o ano passado, uma série de desencontros comerciais anda abalando essa união. O pivô desta crise é uma outra crise, a econômica, que tira o sono de Cristina Kirchner, a chefe de Estado do País vizinho. 

O resultado mais recente dessa política restritiva da Argentina veio no balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A exportação total de veículos despencou 28,9% em janeiro frente ao primeiro mês do ano passado, graças à condição imposta pelo governo local.

Poucas semanas antes, foi o setor de calçados. Desde o ano passado, uma restrição à entrada de calçados brasileiros na Argentina já gera perdas de mais de US$ 30 milhões para a indústria exportadora nacional. Atualmente, mais de 700 mil pares de calçados estão parados, à espera da Declaração Jurada Antecipada de Importação (Djai), que autoriza a entrada dos produtos na Argentina. No ano passado, a queda nas exportações ultrapassou os 12%. Crédito: ig.com

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.