A pandemia impulsionou empresas que apostam na digitalização como parte essencial de seus serviços. É o que mostra o levantamento anual da consultoria Kantar, intitulado Brandz Top 100, que divulga as companhias mais valiosas do mundo. A Amazon ganhou mais de 130 bilhões de dólares em valor de mercado após o coronavírus, figurando no topo do ranking.
Empresas que buscam tecnologias disruptivas para melhorar a experiência digital dos consumidores também subiram no ranking. É o caso da Mastercard, que segundo a Kantar se mostrou “resiliente” e neste ano figura como a 10ª companhia mais valiosa do mundo. A Visa (5º) reforça esta tendência.
Mudança na cultura corporativa, sistemas abertos e crescimento dos negócios na nuvem ajudaram a Microsoft a ultrapassar a Google no ranking, que perdeu receita com anúncios durante a pandemia.
Cinco empresas entraram para o ranking das 100 mais valiosas, entre elas a chinesa Tik Tok, aplicativo de vídeos curtos.
Outros destaques do estudo mostram como a reinvenção das empresas e o investimento em tecnologias se tornaram ainda mais valiosos após a pandemia. A rede de pizzarias Domino’s liderou a categoria de aumento de valor de mercado, com 12% de ganhos. A estratégia envolve entregas mais rápidas com pizzas ainda quentes.
Por outro lado, o estudo mostra que, embora as empresas de tecnologia tenham muita força, problemas envolvendo o uso de dados de usuários levaram à perda de valor pelo Facebook.
Confira as 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Kantar:
1º – Amazon
Valor de mercado: 415 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +32%
2º – Apple
Valor de mercado: 352,2 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +14%
3º – Microsoft
Valor de mercado: 326,5 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +30%
4º – Google
Valor de mercado: 323,6 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +5%
5º – Visa
Valor de mercado: 186,8 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +5%
6º Alibaba
Valor de mercado: 152,5 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +16%
7º – Tencent
Valor de mercado: 150,9 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +15%
8º – Facebook
Valor de mercado: 147,1 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: -7%
9º – McDonald’s
Valor de mercado: 129,3 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: -1%
10º – Mastercard
Valor de mercado: 108,1 bilhões de dólares
Variação sobre 2019: +18%